É primavera! Confira as principais flores da perfumaria

25 de setembro de 2020

É primavera e o mês de setembro anuncia dias mais quentes e também os dias mais floridos. As flores embelezam as cidades, deixam as ruas mais coloridas e tornam a vida mais leve. Mas, elas também têm muita importância na perfumaria, pois as fragrâncias florais são as preferidas do público feminino. De modo geral, elas traduzem a feminilidade, naturalidade e suavidade.

No blog compilamos as flores mais importantes para a perfumaria no mundo. São elas que tornam os perfumes pessoais, ou de ambientes, marcantes e com características bem específicas. Doce, sensual, floral e até elegante. Pode ter certeza que se você gosta de um aroma em especial, por sua característica marcante, isso se dá pela flor que faz parte da sua composição.

JASMIM: esta flor tão perfumada atrai o olfato devido à intensidade do seu aroma. A mais importante espécie de jasmim na perfumaria é o Jasmim Branco, ele é encontrado no Himalaia e no Mediterrâneo. A variedade chamada Jasmim Real pode ser encontrada principalmente na França, China, Índia e Egito. O perfume de jasmim remete à sensualidade e ao sagrado feminino, é uma fragrância luminosa. O alto custo das matérias primas de jasmim na perfumaria levaram os químicos a pesquisar a composição e encontraram a molécula “hedione”, que então, é sintética e substitui o uso da essência pura da flor.

YLANG YLANG – quer dizer “flor das flores”. Sua origem é Filipina e é das suas lindas e grandes flores que é extraído o óleo essencial. Quando usada na combinação aromática de um perfume permite criar uma fragrância abstrata com efeito floral diferenciado. O perfume mais vendido do mundo, “Chanel n 5” , possui um significativo percentual de ylang ylang. Seu aroma doce tem propriedades afrodisíacas.RIS: é uma flor especial, não é encontrada em buquês e arranjos, pois é muito frágil.

A origem do seu nome veio dos gregos, a Deusa Íris. Seu aroma marcante somente aparece depois das folhas secarem. A nota aromática de íris geralmente é usada no “coração” dos perfumes, nas notas de corpo da pirâmide olfativa. Seu perfume é elegante, macio e até um pouco frio, podendo se dizer que carrega um misticismo. A flor tem uma simbologia de amizade, esperança e sabedoria.

MUGUET: é uma planta de regiões temperadas, cresce nos bosques, em locais sem luz intensa, na Ásia e na Europa e desabrocha no início da primavera. Sua flores têm o formato de pequenos sinos, por isso ela é conhecida por “lírio do vale”. Seu perfume é delicioso e é considerada flor símbolo de felicidade e de boa sorte.

TUBEROSA: o cheiro intenso de tuberosa é um bouquet “explosivo” de flores brancas, um cheiro absoluto. Sua origem é Indiana e também Mexicana. Suas notas olfativas são complexas e por isso trazem uma ilusão olfativa de diversas flores. Suas notas são verdes e se assemelham ao cheiro do narciso. Sua essência natural é muito cara. Por isso, na perfumaria é substituído por um ingrediente sintético. Os perfumes com tuberosa são mais intensos, femininos e muito luxuosos.

leia também

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.