Um novo olhar para o olfato em época de pandemia

31 de julho de 2020

A pandemia nos trouxe "um novo olhar" para o olfato. Nunca foi tão evidente perceber novos cheiros no dia a dia: cheiro de álcool nas mãos e nos ambientes, cheiro de comida durante a reunião de trabalho no home office... Por outro lado, a perda do olfato é motivo de alerta em tempos de COVID: um dos primeiros sintomas da doença pode ser este, a perda do olfato e do paladar.

Nos primórdios o sentido do olfato tinha diversas funções na evolução do ser humano: proteção, identificar locais seguros, na alimentação e na reprodução. Hoje em dia usamos o olfato, inclusive, como ferramenta de marketing e para resgatar memórias.

Os cientistas apontam como um dos principais sentidos, pois toda vez que respiramos, sentimos um cheiro, no entanto o sentido mais negligenciado, ou seja, a maioria das pessoas não presta atenção no que o nariz quer dizer. Destacam ainda que deixamos o olfato em segundo plano quando passamos a ser bípedes e "farejar" menos. Logo, a visão e a audição ganharam mais espaço.  O preconceito cresceu quando alguns povos passaram a criar e usar fragrâncias para disfarçar odores do próprio corpo.

Sabemos que as mensagens olfativas vão diretamente do nariz para o córtex cerebral e instantaneamente se processa o estímulo olfativo. O olfato é o único dos sentidos que tem conexão direta com o sistema límbico, que é responsável por modular as emoções. O hipocampo regula e armazena a memória de longo prazo, recuperando as informações passadas sobre o aroma percebido.  Por isso, o olfato é tão único e tão especial. 

Propomos aqui uma reflexão:Pense no seu local de trabalho antes da pandemia: os cheiros e os aromas influenciavam seu humor? E hoje, no home office, de que forma as percepções olfativas influenciam seu dia a dia?

Repensar na relação que temos com nosso olfato é reconhecer nossos instintos e se perceber melhor. O estímulo do olfato pode aumentar o bem-estar e a produtividade. Basta começar a perceber os aromas e cheiros a sua volta. Estar consciente na hora de "cheirar" melhora a percepção dos outros sentidos, inclusive o paladar. 

Inspire, sinta os cheiros e aromas, perceba suas reações, deixe lembranças serem revividas, perceba a sua relação com suas emoções e vincule seu pensamento a fim de criar harmonia com a natureza da qual fazemos parte, do universo onde somos seres irmãos de outras espécies.

leia também

Amore: um tributo ao amor sem limites

26 abril 2024

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.