Dia dos avós: receita de bolo de lavanda com mel

25 de julho de 2020

Dizem que avó é mãe com açúcar! Elas mimam, ensinam, confortam e enchem de carinho os netos. Convidamos duas avós para fazer um bolo cheio de aromas junto com suas netas. O ingredientes? Lavanda e mel, mas usamos também muito amor, cumplicidade e todo o carinho que existe nas receitas de avós.

A vovó Enir Kasper teve a ajuda da neta Marcela para perfumar a casa com o aroma da lavanda. A tarde foi regada com um bom chá, conversas e afagos. A cumplicidade da vó Enir com as netas Marcela e Fernanda sempre foi um diferencial na família Kasper. O amor é passado de pai para filho, de mãe para filhas e quando chega a vez dos netos este amor se multiplica.

A cozinha da moderna vó Marlene Peccin também foi inundada pelos risos das netas Antonella e Luana e o aroma da lavanda inglesa. Elas se prepararam já na hora do almoço, separaram os ingredientes, decidiram quem faria qual parte e também se juntaram no momento de colocar o bolo no forno em um ritual de boa sorte, cada uma disse meia dúzia de palavras com boas energias, para que ele crescesse lindo e fofinho. Deu certo, o amor, a cumplicidade e o carinho fizeram a tarde de um sábado de pandemia ser um momento especial.

Ficou com vontade de provar? Então anota a receita.

Ingredientes:
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/3 de xícara de mel
1/2 xícara de leite
1/4 de xícara de óleo vegetal
1 pitada de sal
1/2 colher (sopa) de fermento em pó (pó royal)
2 colheres (sopa) de pétalas de lavanda (despetaladas frescas ou secas)*

Como fazer:
Coloque em uma panela o leite, as pétalas de lavanda e o mel. Leve ao fogo, mexa até dissolver o mel e apague assim que ferver. Reserve e, quando tiver esfriado, coe para separar as pétalas.

Bata os ovos com uma pitada de sal e o açúcar. Adicione o óleo, depois o leite coado, a farinha e, por fim, o fermento. Com a batedeira já desligada, acrescente as pétalas de lavanda e misture suavemente apenas para agregar.

Para a calda (no bolo quente): 
4 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de água

 

Você sabia que a lavanda comestível não é necessariamente a que temos em nossos jardins? Existem mais de 200 variedades de lavanda no mundo, portanto, é sempre recomendável que você compre a comestível de algum fornecedor seguro, como a Ai Colli, em Gramado.

Beatriz Flecha, produtora de lavandas aqui na região, nos forneceu gentilmente a lavanda que utilizamos nessa receita. Da variedade Angustifolia é, segundo Beatriz, a rainha das lavandas e a mais apropriada para ser consumida em receitas e chás, pois tem menos cânfora e apresenta um sabor adocicado e mais suave.

Beatriz possui quatro variedades de lavanda no seu cultivo, das nove que testou. Além da Angustifolia, que é a mais completa, ela possui também outra que é indicada para preparos gastronômicos, a Multifida, com folhas que parecem mãos e que harmonizam mais com pratos salgados, se assemelhando ao orégano. Este tipo de lavanda é muito bonita e também floresce o ano todo.

A espécie que melhor se adaptou ao clima brasileiro é a Lavandula Dentata, que possui esse nome por ter as folhas serrilhadas, ela é a mais vista em jardins, mas não é comestível, é mais utilizada por seu perfume e propriedade relaxante. A última variedade plantada na Ai Colli também não tem um sabor agradável, a Stoecha que é mais perfumada e bonita, indicada para a decoração ou produção de hidrolato, que auxilia na concentração e é excelente para os momentos de estudos e trabalho.

A lavanda é inspiração da Santho Aroma, pelo seu histórico na perfumaria. Os tons de lilás dos campos da Provence, onde foi desenvolvida uma lavanda hibrida, que marcou o mercado de fragrâncias e dos óleos essenciais encantou Lu Reck. Nossa especialista em aromas conta que chegou a chorar de emoção na primeira vez que entrou em um campo de lavanda francês, e se sentiu embriagada, envolvida e encantada com o aroma inebriante das plantações.

leia também

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.