Chás e aromas: o blend perfeito

05 de junho de 2020

Quem não entende o afeto que há em uma xícara de chá? Um pequeno gesto de carinho e um hiato de tranquilidade no tempo que segue correndo, mesmo que a gente queira a quietude. O chá acompanha a história da humanidade, foi usado pela primeira vez para dar gosto à água e hoje é a segunda bebida mais consumida no mundo. O chá viaja pelo planeta transportando a cultura oriental para diversos lugares. Não há quem não se apaixone por uma xícara de chá.

Mas, há ligação entre chás e aromas? Flores, frutas, folhas, árvores... Além de perfumadas, deliciosas! O chá e os aromas buscam na natureza sua matéria prima e quando misturados formam um blend poderoso que pode energizar ou acalmar, trazer a sensação de romance ou introspecção e despertar as mais variadas sensações. Lu Reck, nossa especialista em aromas é apaixonada por chás, provavelmente por conta dessa alquimia poderosa e tão parecida com a criação de um perfume.

Com a curiosidade e a vontade de entender um pouco mais sobre chás, Lu buscou Derek Alencastro, que produz chás artesanais. A ideia era encontrar alguém que compartilhasse da mesma filosofia da Santho Aroma e entendesse que o amor está nos detalhes. Proprietário da Sufi, Derek estudou os astros e como eles influenciam todo o processo de produção de um chá artesanal. Os astros interferem nas marés, por exemplo, e ele quis saber como isso influenciava no momento de plantação, colheita e secagem dos insumos que utiliza. Com muito estudo, hoje é responsável por todo o processo da sua linha que contém 8 variedades, “quando não é possível plantar localmente, eu busco produtores que conseguem seguir a minha orientação, para não perder a qualidade, mas 80% é produzido aqui mesmo, na minha casa."

As notas de cada chá se comportam de uma forma diferente: “A Santho Aroma me pediu um chá com bergamota, mas ela é muito amarga, assim pensei na folha, que possui o mesmo aroma, o sabor cítrico, mas é mais palatável”, explica Derek. Este cuidado nos detalhes e a preocupação com o bem-estar guiam a criação dos produtos da Sufi e vêm ao encontro do que a da Santho Aroma prega no seu dia a dia.

Logo vamos mostrar o blend criado especialmente para a Santo Aroma mas podemos adiantar que a composição contempla:

  • Folhas de bergamota
  • Folhas de canela
  • Capim limão
  • Mulungu
  • Malva
  • Calêndula
  • Flores de jasmim

leia também

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.