Arrumar a cama para arrumar o mundo: confira as dicas da personal organizer Ana Barlette

03 de abril de 2020

A nossa casa é o nosso porto seguro, hoje, mais do que nunca. É onde devemos nos sentir protegidos, tranquilos e felizes. Neste momento de introspecção, de olhar para dentro de nós e de nossos lares, precisamos nos reorganizar e nada como começar pelas próprias gavetas. Ana Barlette é personal organizer e costumava brincar com seus clientes antes da pandemia: “Querem arrumar o mundo, mas não querem arrumar a própria cama”. Agora, frente às recomendações de isolamento social, Ana acredita que todos teremos que reaprender a viver após o surto do coronavirus e quem vai se sair melhor são aqueles que estiverem preparados e organizados.

Se o mundo passa por um momento de reinvenção, em que nada mais será como antes, Ana é a pessoa certa para nos dar dicas práticas. Relações públicas de formação, atuou boa parte da sua vida na área comercial de grandes corporações. Liderando estratégias e equipes, a profissional já era bastante organizada no seu dia a dia, mas após passar por alguns problemas pessoais, ela resolveu planejar sua reinvenção profissional e mudar o rumo para fazer algo que trouxesse ainda mais satisfação. Seguindo o conselho que dá para todos, ela iniciou pela própria casa e foi em busca de aperfeiçoamento, em um curso com a badalada Micaela Góes no Rio de Janeiro. Depois de uma série de outros aprimoramentos, tinha finalmente chegado a hora da virada de chave em sua vida: “Eu sabia que não seria fácil, mas precisava começar”! Hoje, Ana coleciona clientes anônimos e famosos, como a influenciadora e empresária de beleza Alice Salazar.

Ana Barlette atua organizando a casa dos seus clientes com a certeza de que a cada peça que mexe é um pouco da história da pessoa que está sendo compartilhada, aliás nas palavras dela mesmo, nada mais íntimo que dobrar as calcinhas de alguém. Mas a organização vai além disso, passa por facilitar a vida, por ser mais sustentável, praticar o desapego, remexer em memórias e traçar objetivos: “tenho uma cliente que está fazendo um tratamento para redução de peso, a tarefa dela é separar as roupas que já tem por tamanho, assim, quando ela atingir o objetivo de entrar em determinada peça, já sabe do que precisa se desfazer”. A personal organizer se diverte ao contar que muitas vezes os clientes estão meio céticos, achando que o trabalho envolve apenas dobrar algumas roupas, mas saem transformados da experiência completa de mexer em seus pertences e tornar a vida mais prática.

Quando o mundo finalmente voltar ao normal, nosso olhar para ele terá mudado. Tal qual o trabalho da Ana, estamos reorganizando a sociedade. O que você terá feito neste momento de recolhimento e de intimidade familiar? Pedimos para Ana que nos desse algumas dicas fácies, de forma que todos possam fazer em casa, para que depois seja possível também estarmos prontos para arrumar o mundo:

 

1 – Para não estragar

Estamos indo menos ao supermercado e nem todo mundo pode ter uma hortinha com temperos em casa, então a dica é utilizar forminhas de gelo! Separe os temperinhos e cubra com azeite ou óleo. Quando for cozinhar, basta pegar uma pedrinha e utilizar no preparo da comida. Para as formas não ocuparem muito espaço, depois de congelado vale a dica de tirar todas as pedrinhas e colocar em saquinhos plásticos. Outro alimento que pode ser armazenado desta forma é o extrato de tomate. Esta é uma dica valiosa principalmente para quem mora sozinho e não costuma usar uma embalagem de uma vez. É uma maneira de fazer o aproveitamento completo dos alimentos, fazendo bem para o planeta e para o bolso.

 

2 – Para brindar

Esta dica é excelente para não deixar as frutas estragarem, ou para estar preparado para os encontros pós-isolamento. Assim como os temperos, coloque especiarias como cravo e canela nas forminhas e complete, dessa vez, com água. Depois de congelado, prepare seus drinks, como um gin tônica. As frutas cortadinhas viram água saborizada e ajudam a evitar o desperdício. Ervas como hortelã ficam melhores ainda se congeladas em um chá concentrado.

 

3 – Para organizar

Manter os legumes e verduras organizados na geladeira é também uma lição de economia doméstica passada por Ana. Com tudo em seu lugar, podemos ver mais claramente o estoque e pensar em receitas que utilizem tudo o que compramos. A dica para manter cada item em seu lugar é econômica e simples, Ana recomenda utilizar potes de sorvete, sem as tampas, dentro da gaveta, assim, não fica tudo rolando cada vez que você abre.

Gostou das dicas? Nos conte no Instagram o que tem feito para manter a sua casa organizada!

leia também

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.