Uma gramandense entre as mulheres que nos inspiram

26 de março de 2020

Mães, filhas, amigas, companheiras, esposas, profissionais... As mulheres são multifacetadas e dão conta de casa, família e trabalho com maestria. São seres inspiradores por natureza, capazes de enfrentar todas as adversidades e fazer malabarismo com todas as demandas que a vida exige. Mulheres são delicadas e fortes, sensíveis e resilientes, corajosas e cuidadosas. Para enaltecer o espírito feminino, selecionamos quatro mulheres que nos inspiram por serem quem são e se destacarem nas mais variadas áreas de atuação profissional.

Para sermos justos com todas as brilhantes mulheres que existem no mundo, selecionamos uma representante internacional, uma nacional, uma regional e uma local. A estilista Coco Chanel é o nosso destaque global, uma mulher à frente do seu tempo e que quebrou paradigmas. Fernanda Montenegro é nossa homenageada brasileira, enquanto Elis Regina é a gaúcha que ganhou nossos corações e Neusa Silveira é a potência Gramadense que vamos reverenciar.

Te convidamos a ler um pouco sobre a história de cada uma dessas mulheres e se inspirar:

 Coco Chanel

Gabrielle Chanel é francesa, nascida em agosto de 1883. Ainda criança, Gabrielle perdeu a mãe e foi deixada pelo pai em um orfanato, junto aos irmãos. As adversidades da vida apenas motivaram a estilista a crescer. Quando cantava em um cabaré, ganhou o apelido Coco, que ficaria mundialmente conhecido no mundo da moda.

Avant-garde, Chanel inovou o conceito de elegância e conforto no closet feminino, trazendo pitadas de sua irreverência para as produções, como as camélias, símbolo das cortesãs e que graças a estilista adornavam chapéus e lapelas, uma espécie de homenagem ao tempo em que era cantora. Dona de um império da moda, que leva seu nome até hoje, a vida de Coco também foi pautada pelos seus romances. Mademoiselle criou o perfume Chanel N°5 após perder seu amante.Para criar o aroma perfeito, misturou mais de 80 componentes em sua fórmula. É de sua autoria a frase que diz que uma mulher deve usar perfume onde quiser ser beijada e de que é o perfume que anuncia a a sua chegada.

 

Fernanda Montenegro

A única brasileira indicada ao Oscar de melhor atriz até hoje, Fernanda Montenegro é uma atriz brilhante, que faz história na sua profissão, sinônimo de sucesso, dedicação e profissionalismo. Sua carreira iniciou no rádio, aos 15 anos, e já dura 52, com papéis na televisão, cinema e teatro, indo de mocinhas à vilãs, do drama até a comédia, sempre pautada pelos seus colegas como uma pessoa doce e profissional. Em uma de suas entrevistas, Fernanda disse que o improviso é importante na novela da vida, algo que vemos refletido no seu estilo camaleônico.

Filha de um marceneiro e uma dona de casa, Fernanda na verdade se chama Arlete. Nascida no subúrbio carioca, escolheu o pseudônimo quando passou a escrever para o rádio. A escolha daquele que seria o nome que levaria o Brasil para o Oscar pela primeira vez, se deu pelos livros que lia, em que, Fernanda era frequentemente utilizado pelos autores para as suas personagens. Mãe de um casal de filhos, depois de gestações que a afastaram da telinha, Fernandona, como é carinhosamente chamada pelo público, em uma referência a sua grandeza como mulher e artista, não cansa. Seja na vida real, ou nas tramas, os filhos que a atriz coleciona na vida sempre são só gratidão e amor para esta incrível mulher. Sobre o papel de avó, já chegou a declarar que “Sou uma avó que trabalha demais, que ainda não teve tempo de sentar com seus netos para contar as boas histórias da vida. Estou esperando a minha aposentadoria. O problema é que, quando isso acontecer, os netos já estarão velhos demais”.

 

Elis Regina

A gaúcha Elis Regina se destacou no cenário da música nacional com seu timbre e sua risada marcantes. Elis era ousada e chegou a inscrever sua voz como instrumento musical em um prêmio. Mulher em um cenário preenchido por homens, trouxe dramaticidade para as apresentações e para a bossa nova. Elis levava o amor ao extremo e deixava isso explicito em suas canções, que com paixão a levaram ao posto de maior cantora do país.

Mãe de três filhos, frutos de dois casamentos, Elis nasceu em Porto Alegre e começou sua carreira com apenas 11 anos de idade. Uma mãe atípica, pela profissão e vida agitada, Elis mantinha os filhos sempre por perto, sempre pontuando o certo e o  errado, não são raras as entrevistas em que aparece com eles junto, pois Elis era assim, amor nas canções e no afeto com os seus.

 

Neusa Silveira

Assistente social por profissão,  Neusa Silveira é representante local para o time de mulheres que nos inspiram. Uma mulher que desde cedo aprendeu em casa que poderia ser o que a sua vontade e determinação indicasse, e que também o estudo era muito importante. Ela sabia que este caminho seria melhor trilhado se estive ao seu lado o amor, o olhar ao outro e fazer o bem. Assim, Neusa traçou as metas da sua vida, do seu trabalho e da sua família. Em casa dedicava tempo para as filhas, porque isso só poderia ser feito ali, naquele momento. Sempre ensinou também que os sonhos podem ser alcançados desde que você saia do lugar e faça o que for preciso para buscá-los. Outro foco era ter uma vida equilibrada fazendo o que gosta, mas fazer apenas o que gosta era pouco. Ela queria fazer o que gosta ao mesmo tempo que pudesse fazer bem para o outro. Queria ter um trabalho que gerasse valor para quem usufrui e para quem participa de alguma forma.

Muito do que passava ao outro na vida, na profissão e para o seu projeto de vida - Kurotel - aprendeu ao mesmo tempo que era mãe. Porque ser mãe, segundo Neusa Silveira, é se reinventar para ensinar outro ser humano. E, o ser humano, sempre foi sua maior preocupação. Como trabalhar, alcançar sonhos, ter um trabalho digno e desafiador sem estar de mãos dadas com outras pessoas? As pessoas são conhecidas e se tornam relevantes à medida que o seu trabalho é bem feito, seja em casa, seja na empresa, se for feito com foco, amor e transparência, terá êxito. Assim Neusa Silveira conquistou Gramado, teve êxito na vida e nas suas escolhas, buscando sempre aliar o equilíbrio desafiador de unir harmonia ao foco de vida. "Sempre busquei na vida equilíbrio, um trabalho que me orgulhe e que possa fazer bem para todos que participam, amor em família, intuição e foco produtivo”, avalia olhando para trás e vendo onde cada uma das suas escolhas foram importantes para o todo. Uma pessoa só pode ter êxito, em qualquer segmento, se lembrar que não está sozinho e que o outro é sempre importante neste processo. Eu uso sempre a minha intuição, aliada a dados e foco muito no que desejo.

Eu não fiz tudo certo, mas não sinto culpa em ter feito coisas erradas. Faz parte da minha evolução. A intenção era fazer certo, e no fundo isso é que importa".

leia também

Qual o Cheiro do Amor?

11 junho 2021

O aroma e o futuro

04 junho 2021

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.