Cheiro de Gente

13 de março de 2020

A edição desse mês da coluna Cheiro de Gente traz a gramadense Angela Maria Raber Masotti. Filha de Osvino Raber e Alayde Castilhos dos Reis, Angela fala com carinho sobre a sua cidade. “Gosto de pertencer a esse lugar que tem uma história honrosa, forte e diferenciada. Que possui uma alma receptiva, renovadora e que se reinventa continuamente. Gosto mesmo é de contemplar da minha casa o belo Vale do Quilombo, carregado de energia, de vibração e conexão.

Casada com o empresário Alberto Masotti, com quem tem dois filhos, Lorenzo, de 25 anos e Stefano, de 19 anos, Angela sempre teve sua vida profissional ligada à decoração e aos móveis. “Sempre tiveram um lugar especial no meu coração. Lembro que minha avó Vergínia mudava os móveis e os objetos da casa com certa frequência, transformando assim os ambientes e transmitindo uma “cara de novo”. Do seu jeito simples de ser, ela renovava os ambientes e as energias da casa. Essa memória afetiva eu trouxe para minha vida, meu lar, acredito que quando mudamos os objetos e móveis de lugar certificamos a eles vida nova, novas energias e novos olhares, impactando assim positivamente nosso dia a dia”. Angela trabalhou por 16 anos com móveis e decoração, inicialmente na Móveis Masotti e depois com a Divina Rosa, uma loja de móveis e decoração provençal. “Esse universo continua muito presente na minha vida”, afirma.

Angela é uma pessoa ávida por conhecimento, quando algo desperta seu interesse, ela vai em busca de capacitações para agregar valor a sua carreira. Decoração Básico, PNL, Programação Metas Objetivos, Terapia Holística, Cristaloterapia, Mestrado Reiki, Seichim, Karuna, Radiestesia, Limpeza e Harmonização de Ambientes, Reiki Xamânico, Amadeus, Reiki Xamânico Maheo, Barras de Access Consciousness e o workshop "O Poder dos Elementos na Decoração", são algumas de suas qualificações. Há 15 anos Angela teve seu primeiro contato com o Reiki Usui e o caminho holístico entrou definitivamente em sua vida. “Desde então busquei esse maravilhoso universo da energia, do universalismo. Sinto que a minha busca é relembrar tudo o que já sabia de outras vidas, como nada é por acaso, as terapias, os cursos, as vivências, os workshops surgem no meu caminho como presentes, recebo-os, me conecto, absorvo e trago para o meu dia a dia, afinal, estamos todos conectados pela energia divina, somos aprendizes, estamos nessa escola da vida e sou curiosa, necessito desse universo para entender, me conectar e agir conforme a minha missão de alma. Não estou a passeio, tenho um compromisso, o meu equilíbrio está nesse universo.” Atualmente, Angela realiza atendimentos terapêuticos da técnica Barras de Access Consciousness.

Outra atividade pela qual ela se apaixonou é a criação de Kokedamas, uma técnica milenar japonesa que significa bola de musgo, que pode ser considerada o vaso da planta. “Sou muito conectada ao reino vegetal, sempre amei jardim, horta, pomar...mexer na terra é comigo mesmo!”, revela nossa entrevistada. Ela conta que tudo começou quando recebeu uma kokedamana de uma amiga. “Foi amor a primeira vista, quis saber tudo sobre elas, fiz um curso e hoje confecciono kokedamas. Tenho algumas à pronta entrega e faço também por encomenda. Basicamente todas as plantas podem ser transformadas em kokedamas, tenho as minhas preferidas, mas sinto que todas me conectam ainda mais com a natureza e a nossa Mãe Terra”. Angela vai iniciar ainda nesse mês uma oficina de Kokedamas, quem tiver interesse ou curiosidade para saber mais pode conferir algumas fotos no Instagram @kokedamasgramado

Nas horas livres, ela tem se dedicado a rever alguns cursos que fez, como o de Reiki Xamânico Amadeus, realizado em São Paulo. “Sou uma mulher que gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Meditar, estudar, cuidar das minhas orquídeas, fazer kokedamas, enfim, busco me inspirar por todos os lados”. Sempre que pode Angela também gosta de passar uns dias na praia. “Mar e sol para reenergizar e reconectar o nosso corpo, a nossa alma, o nosso ser”, resume.

Perguntamos para nossa entrevistada, se ela fosse um aroma, qual seria, e ela nos contou que tudo depende das fases da vida. “Já fui muitos aromas em cada fase da minha vida, alguns intensos, outros suaves, às vezes quase imperceptíveis... Mas no momento sou totalmente um aroma de alfazema, porque ele me conecta com a espiritualidade, com o equilíbrio, acalma a mente, é o aroma da comunicação, da expressão e nos auxilia na realização e concretização dos nossos sonhos e projetos no mundo. Esse aroma preenche todo o meu ser.”

Angela conta que também guarda na memória afetiva os aromas da casa da avó. “Tenho em mim todos os aromas que vinham da cozinha e da horta da casa da minha avó Vergínia. Sua casa exalava os aromas através da comida. Minha avó, na sua simplicidade, mas muito sábia, transmitia e aguçava o nosso olfato através da aromatização que manipulava nas panelas em cima do seu mágico fogão a lenha. De lá vinham cheiros de vida, de alegria, de aconchego, de carinho, de maturidade, de família. Guardo na memória, em meu coração e na minha pele esses aromas. Lembro também do vaso com flores colhidas na horta/jardim, sim, as flores, ervas aromáticas e verduras ficavam no mesmo espaço, em uma concentração de cores e aromas. Repito esse hábito de misturar as flores e as ervas aromáticas porque sinto através desses bouquets o cheiro da alma, da conexão, da vida e da renovação”, revela Angela, sem deixar de esconder seu carinho e nostalgia pelas lembranças.

Ela conta que é cliente Santho Aroma e que aprecia muito a proposta da loja. “Quando passo em frente ou quando entro, sinto cheiro de alma, a alma da Lu, uma mulher que transmite amor, conhecimento e renovação. A loja é cuidada, arrumada nos mínimos detalhes, fechando os olhos posso flutuar seguindo os aromas. Amei quando ela incorporou na loja os móveis e a decoração. São peças como a Lu e a Santho Aroma, elegantes, marcantes, têm identidade e um gosto refinado, algumas peças também lembram nossas avós, nossas raízes. A Santho Aroma é isso: tem uma história, tem raízes profundas, é dinâmica e contemporânea. Penso que é uma marca de valor agregado, valor que traz memórias, vida e conexão com a nossa alma. São aromas para todas as fases da nossa vida.”

Feliz com o seu momento, Angela celebra a vida e os detalhes do cotidiano com o coração pleno e leve. “Como diz Cora Coralina: ‘Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores’. Sou senhora do meu destino, busco me renovar sempre, às vezes frágil, às vezes uma fortaleza. Desejo sempre ter consciência de quem eu sou, o que eu sou e para onde eu vou. E um dia por vez vou buscando a concretização da minha missão. Desejo serenidade para aceitar o que não posso  mudar, coragem para mudar o que pode ser mudado e a sabedoria para distinguir uma coisa da outra.”

FOTOS: Acervo entrevistada

leia também

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.