Aromas que vendem: o poder da assinatura olfativa no seu negócio

06 de março de 2020

Certamente você já foi atraído por um aroma ao passar em frente a uma loja, certo? Muitas vezes esse “despertar” nos faz olharmos com mais atenção para a vitrine ou para uma identificação de publicidade que acaba nos interessando. Talvez se o cheirinho agradável não tivesse nos chamado passaríamos pelo local ser perceber.

Em situações como essa, muitas vezes o passo seguinte acaba sendo o ato de entrarmos na loja inconscientemente atraídos pelo aroma que nos envolveu. Esse comportamento é fruto de muitos estudos que são aplicados com maestria por grandes redes ou mesmo grifes nobres ao redor do mundo. Marcas que buscam estabelecer uma relação mais afinada com seus clientes apostam em um processo de fidelização através da memória olfativa. O aroma pode tornar-se tão importante que algumas marcas são reconhecidas pelo cheiro. Não raro, o aroma de determinada loja acaba sendo comercializado no próprio local, buscando atender ao desejo do cliente de levar para o seu closet ou mesmo para os mais variados ambientes da sua casa aquela sensação agradável.

O recurso do marketing olfativo é cada vez mais utilizado porque, cientificamente, está comprovado que o olfato é o sentido que registra e guarda as emoções mais marcantes. Nosso chamado “cérebro emocional” (sistema límbico) é que armazena as emoções que se transformam em memórias afetivas. Muitos estudos sobre marketing olfativo confirmam que um ambiente profissionalmente aromatizado vende, em média, até 33% a mais do que um não aromatizado. Portanto, a escolha do aroma adequado para o tipo de negócio é muito importante, pois ele irá comunicar a essência da empresa.

Devido à quantidade de informação que recebemos diariamente, a jornada de compra se transforma em um grande desafio para as marcas. É preciso lançar mão de recursos capazes de envolver o cliente pelos cinco sentidos. A conexão precisa ser sutil e trazer para a pessoa a sensação de conforto, seja ao provar um produto ou serviço. E é neste momento que o aroma aparece como um poderoso aliado, fazendo despertar sensações.

“A ideia é justamente envolver os clientes aumentando a sua permanência no local, ampliando as sensações e fortalecendo a experiência sensorial dentro do ambiente comercial. Se o ambiente é capaz de despertar a curiosidade do consumidor, com certeza um aroma adequado que identifique o espaço irá completar essa experiência”, explica Luciana Reck, criadora da Santho Aroma.

Recentemente implementamos na Duo Design, localizada em Canela, o conceito de marketing olfativo. Especializada em móveis sob medida, marcenaria e design de interiores, a loja optou pelo aroma Folhas de Outono para trazer ainda mais personalidade ao seu espaço comercial.

"Desde que começamos a aromatizar a Duo Design com o cheirinho Folhas de Outono da Santho Aroma, o astral da loja mudou! O aroma veio para completar nossos espaços bem planejados e pensados com muito carinho para nossos clientes. A loja se tornou um espaço mais agradável e é muito bom quando nosso cliente entra e diz: que loja maravilhosa, que cheirinho delicioso! Nós adoramos o resultado, pois era bem o que procurávamos", explica a proprietária da Duo Design, Milena Priori.

“A escolha pelo aroma Folhas de Outono para personalizar a Duo Design foi baseada na elegância e na qualidade da marca e produto, o seu público alvo, a decoração e a ambientação da loja. A combinação aromática amadeirada traz notas de sândalo, lavanda, bergamota, jasmim, musk e âmbar remetendo ao universo da matéria-prima (madeira) que é a essência desse negócio”, observa Luciana Reck.

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