Jardim aromático: aproveite o poder das plantas

28 de fevereiro de 2020

Hoje vamos falar sobre espaços que são cada vez mais preciosos: os jardins. Independente do tamanho, eles podem – e devem – ser cultivados com carinho. Não importa se você mora em um apartamento e só tem a sacada como alternativa, ou se a sua casa tem espaço de sobra para um super jardim, o certo é que cada local pode ser útil para acomodar plantinhas e trazer a vida para mais perto de você.

Espaços verdes podem ser feitos a partir da combinação de temperos, folhagens, flores e até mesmo pequenas frutíferas. Nessa hora o que conta é o seu desejo pessoal. Cada uma com suas propriedades, as plantas exercem um poder terapêutico que pode não ser visto, mas por vezes é sentido, ainda que sutilmente. O frescor do manjericão na macarronada, a doçura da camomila no chá, a delicadeza calmante da lavanda decorando um vaso.... cultivar um jardim pode ser muito prazeroso, vale a pena experimentar!

Você pode contratar um serviço de jardinagem, agora já pensou em como seria bacana reservar um tempo e você mesma colocar as mãos na terra? Exercite a sua criatividade, há muitos tutoriais na internet que podem auxiliá-la nessa hora trazendo orientações de como montar um jardim, indicando quais os produtos, materiais, tipos de plantas e cuidados específicos para cada área.

Há uma infinidade de vasos para plantas, adubos, acessórios como placas identificadoras com o nome das plantas e até mesmo opções para compor jardins verticais. O ideal neste caso é apostar em treliças de madeira que acomodam bem vasos nos chamados jardins de parede, geralmente utilizados em espaços pequenos, como varandas e sacadas.

Já os jardins externos nos permitem explorar muito mais opções de ambientação, com calçadas, passarelas, pedras, gramas, cascas de árvores, plantas baixas, médias e altas, ornando os mais variados locais de forma bem personalizada.

Na Santho Aroma nosso universo criativo sempre foi inspirado na natureza, afinal, é onde está contida toda a potência e vivacidade dos elementos – cítricos, doces, amadeirados, florais, etc. Por isso, quando iniciamos um processo de criação de uma nova fragrância, nossos estudos sempre envolvem contemplar e entender os movimentos da natureza em cada estação. Partindo disso, a alquimia começa, uma mistura delicada e sutil de essências que resultam nos aromas que perfumam nossa loja.

Ao nos visitar, permita-se provar diferentes propostas olfativas. Muitas vezes temos opiniões pré-concebidas, como por exemplo, “não gosto de aromas doces”. O que não percebemos é que por trás de um nome pode estar uma agradável surpresa.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o Capim Santo. Fruto de uma combinação de herbal e cítrico, esse aroma contém notas de cidreira, cidró, capim limão, limão siciliano e cedro. É um daqueles cheirinhos que parecem mesmo ter vindo direto de um jardim muito aromático! Por ser delicado e sutil, nos conecta com a natureza e com as coisas boas da vida.

Estudiosa do universo dos perfumes, a criadora da Santho Aroma, Luciana Reck, explica um pouco mais sobre essa inspiração neste vídeo:

 

FOTOS: Adriana Silveira e Divulgação Santho Aroma

leia também

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Como os aromas podem transformar espaços

05 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.