Cheiro de Gente

14 de fevereiro de 2020

Fevereiro chegou com leveza e alegria. Talvez seja por isso que, intuitivamente, nossa convidada desse mês para a Coluna Cheiro de Gente nos traz esses mesmos sentimentos: leveza e alegria de viver! Vamos saber um pouco mais sobre a jornalista Patricia Parenza.

Nascida em Caxias do Sul, Patricia Parenza mora em Porto Alegre desde 1998. Graduada em jornalismo pela UCS, ela é uma empreendedora apaixonada por comunicação e moda, duas áreas que se dedica intensamente. Ela conta que são dois trabalhos bem distintos, um como  sócia de uma produtora de filmes há 22 anos, a Estação Filmes, onde atua como produtora executiva de projetos audiovisuais e também administradora da empresa. “Adoro criar, desenvolver projetos e levá-los ao mercado, interagindo conteúdo com marcas”, destaca. Ao mesmo tempo, ela também é sócia das Patricias - inteligência em moda, há 15 anos. “Nessa empresa damos consultoria de moda para empresas, realizamos palestras e produzimos conteúdo de moda para diversos formatos”, explica. Aos 49 anos, Patricia se revela realizada profissionalmente. “Eu amo o que eu faço em ambas empresas, para mim trabalhar é um prazer”, afirma.

Nas horas livres, Patricia aproveita a companhia do filho Lorenzo, de 11 anos, mas também gosta de malhar, ler, meditar, ir ao cinema, ver séries e namorar. Um de seus programas preferidos de verão é curtir o por do sol que nesta época acontece em frente a sua casa. No inverno um de seus destinos preferidos é Gramado. “Gosto da lembrança das primeiras vezes que fui ainda criança, Gramado era para mim uma cidade encantada. Essa memória afetiva me enche de amor pela cidade”, conta.

Para ela, existe sim uma conexão entre a moda e os aromas. “Acho que tanto a moda como os aromas levantam nossa autoestima na hora né? Se sentir bem em um look, se sentir bonita e atraente é tão delicioso quanto sentir um aroma que te deixe feliz, que te traga boas recordações, que dê conforto espiritual”, avalia. Perguntamos para Patricia, se ela fosse um aroma, qual seria, e ela nos respondeu que seria o aroma do mato, da floresta depois da chuva. “Para mim esse cheiro me lembra infância, vida, diversão e tem uma coisa de raiz que traz segurança e tranquilidade”, explica.

Falando sobre aromas e suas nuances, Patricia citou o livro “O Perfume”,  do escritor alemão Patrick Süskind. “Li duas vezes, é incrível como ele consegue fazer a gente sentir os cheiros e aromas através da leitura. É um livro denso, dramático e maravilhoso”, resume. Aqui no blog nós também falamos recentemente sobre esse livro em um post que fala também sobre filmes e músicas sobre perfumes.

Patricia define-se como uma empreendedora incansável, que está sempre pronta para um novo desafio. Uma mulher movida pela beleza e curiosidade. Para 2020, seus desejos são de paz. “Que as pessoas consigam dialogar mais e melhor, que possamos quebrar as barreiras desse mundo polarizado que estamos vivendo. Que consigamos respeitar mais o espaço alheio com generosidade e acolhimento.”

leia também

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.