Cheiro de Gente

03 de dezembro de 2019

E a Coluna Cheiro de Gente encerra 2019 trazendo uma personalidade e tanto! É uma alegria enorme para nós podermos compartilhar com vocês um pouquinho dela... Lisiane Silveira Berti, ou simplesmente, Lisi Berti! “Canelense da gema” pode-se assim dizer, a filha do seu Armindo Berti e da dona Eli Silveira Berti nasceu no dia 16 de novembro e tem mais dois irmãos, Luciano e Luana. Atriz completa e mãe apaixonada, tem o signo de escorpião como seu regente. Ao lado das filhas, Ísis Berti Vázquez (18 anos) e Helena Estrella Berti (4 anos), o programa preferido é uma cama na sala com pipoca - ou então cada uma com as suas leituras.

Foto: Sérgio Azevedo

Aos 43 anos, Lisi é uma profissional completa: atriz, diretora, professora, preparadora de elenco, dramaturga e locutora comercial. A graduação em Artes Cênicas e Artes Visuais (pela UFRGS) e a pós-graduação em Artes Cênicas (pela Censupeg - São Fidélis de Santa Catarina) foram fundamentais em sua jornada.

“Eu amo trabalhar com arte em geral, trabalho com muitas pessoas, de muitas idades e com empresas diariamente. Me sinto privilegiada de hoje poder viver bem e honestamente através da arte no meu país”, revela. O orgulho da profissão se traduz em inúmeros trabalhos de sucesso em Canela, na região, no Brasil e em outros países, fruto de muita dedicação e determinação dessa canelense.

Foto: Sérgio Azevedo

Nas horas livres, Lisi tem como companheiro o café. Seu passatempo preferido é escrever, ver séries, visitar museus e ir ao teatro. O clima primaveril dessa estação não é o preferido dela. “Prefiro o Inverno. Mas gosto dos finais de tarde da Primavera, são agradáveis para pensar na vida e ficar tomando um café, sentindo a brisa agradável da Serra”, afirma. Para a atriz, o que Canela tem de melhor são as pessoas, as paisagens, os artistas locais e tudo que fazem há muitos anos.

As filhas: Ísis e Helena

Perguntamos “se você fosse um aroma, qual seria?” E ela não titubeou: “Com certeza seria o aroma de café. Minha casa tem! Tenho perfumes, inclusive, com a essência de café. O café existe em qualquer lugar do mundo, da casa mais simples até a mais sofisticada. Socializa, acalma, inspira, acorda e te faz companhia quando precisa”.

Lisi conta que sempre utilizou a memória olfativa na criação dos seus personagens.  “Para cada um deles escolho um perfume que só uso com ele cena. Depois do sorriso, o perfume das pessoas e dos lugares são os que mais presto a atenção. Minha casa tem um aroma específico, minhas filhas tem cheiros próprios e inesquecíveis, a chuva, o café... Antes de dar uma oficina ou entrar em cena, sempre escolho um incenso para aromatizar”. A atriz conta que não consegue realizar seu trabalho em nenhum lugar se não tiver incenso ou spray. Segundo ela, é parte de um ritual necessário em sua vida.

Nossa entrevistada se diz apreciadora do nosso trabalho. “O que me encanta é a história de como tudo começou na Santho Aroma, de como existe um cuidado em criar uma nova fragrância e a relação com cada cliente. Uma história de amor e aromas. Cheiros fazem parte da minha vida desde sempre e eu amo a Santo Aroma”.

***

A Lisi Berti é uma pessoa acelerada, prática, determinada, corajosa, que sempre vai parar para te ouvir com um bom cafezinho, vai te olhar no olho e dizer o que sente e pensa. Um coração gigante escorpiano, com teatro por todas as células e poros. O maior presente que ela vai te dar sempre será a sua escrita profunda, verdadeira e amorosa. -------- (o talento desse texto é dela!)

Fotos: Acervo entrevistada

leia também

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.