Como aromatizar ambientes

23 de outubro de 2019

Olá queridos leitores que nos acompanham aqui! Hoje estamos estreando uma coluna muito especial. Batizada de Dicas da Lu Reck, ela será mensal e, como o próprio nome diz, trará dicas preciosas da idealizadora da Santho Aroma, Luciana Reck.

A ideia surgiu em virtude dos inúmeros pedidos das pessoas – amigas e clientes – para que a Lu recomende algum aroma, fale sobre as composições ou explique a forma mais eficaz de uso de cada tipo de produto, ou ainda como aromatizar um ambiente comercial, por exemplo.

“Faço isso sempre com tanta espontaneidade que vejo como natural as pessoas me pedirem dicas. Então, nada melhor do que usar o espaço no nosso blog para compartilhar um pouquinho do que sei com todos!”, celebra Luciana.

A partir de agora, o Blog Santho Aroma estreia a coluna Dicas da Lu Reck trazendo um tema que é muito interessante: as diversas formas de aromatizar ambientes. Hoje vamos falar sobre duas delas, o difusor de aromas e o home spray.

Há várias possibilidades de perfumar um ambiente e muitas as opções de aromas para cada local. Contudo, é importante sabermos como aromatizar da maneira correta para que possamos obter uma aromatização eficaz e agradável ao olfato. Vale lembrar que nenhum aromatizador funcionará se o ambiente não estiver preparado para receber ações caprichosas, como a de perfumar o ar que você respira. O local deve estar arejado para que o ar se renove periodicamente.

1 – USANDO O DIFUSOR DE AROMAS COM VARETAS

  • Também conhecido como “stick”, o difusor de aromas com varetas deve ser colocado sobre uma superfície plana, longe do alcance de crianças e animais.  Não apoie o frasco sobre superfícies plásticas, polidas ou pintadas sem que haja uma base especial para isso. Sugerimos bandejas como base de apoio para o frasco.

  • Remova o batoque de segurança e coloque todo o molho de varetas dentro do frasco. Estes palitos funcionam como pavios, “sugando” o líquido do frasco e difundindo o perfume pelo ar.
  • Sempre que sentir o aroma mais fraco, vire as varetas. O difusor de aromas deve ser substituído quando tiver 2cm ou menos de líquido. As varetas devem sempre ser substituídas quando usado um novo refil.
  • Caso o ambiente seja muito grande, aconselha-se o uso de mais de um frasco. Evite colocar o frasco em lugares altos, o ideal é que o aromatizador fique abaixo da linha do olfato.
  • Recomendamos que o difusor fique fora da rota de ventiladores, ar-condicionado e janelas, para conseguir perfumar os ambientes de forma adequada. Não deixe dentro de armários e guarda-roupas. Coloque-o sempre na altura ou pouco abaixo da região do nariz, nunca acima.

Que varetas devo usar?

Hoje contamos com dois modelos de varetas:

Pinnus – Feitas de madeira de reflorestamento, são porosas, sugam o líquido, porém necessitam de tempo em tempo serem viradas de posição a fim de que a parte que fica fora do vidro esteja sempre úmida. Quanto às varetas de pinnus, aconselha-se trocá-las de 3 em 3 meses, mesmo que o líquido ainda esteja suficiente no vidro,  pois por característica própria, elas tendem a absorver menos após este período.

Fibra – Feitas de fibra de algodão, são muito porosas, sugam mais rapidamente o líquido, sua performance em aromatizar é mais rápida e mais intensa do que a de pinnus, porém o líquido evapora mais rápido. Não exige que sejam viradas de posição constantemente, apenas nos primeiros dias.

Novo refil, novas varetas

Independente do modelo de varetas, toda vez que você for comprar um refil para abastecer seus vidros, deverá adquirir varetas novas mesmo que o aroma seja o que já é usado.  Isso garantirá que a aromatização aconteça com qualidade.

Qual o tamanho certo das varetas?

Cada modelo de vidro exige uma atenção especial para adequar o tamanho certo das varetas as serem utilizadas. É necessário que a parte das varetas que fica para fora do vidro tenha o mesmo tamanho da parte que fica dentro do vidro. Varetas muito curtas não serão eficientes, varetas muito longas tendem a secar e não absorver o líquido até as pontas.

Posso reaproveitar um frasco?

Frascos de vidro – devem ser lavados com álcool até retirar bem a oleosidade do produto e só então repor novamente outra fragrância. 

Frascos de plástico – não devem ser reaproveitados, pois ficam impregnados do aroma anterior e prejudicam o uso de um novo aroma.

2 – USANDO O HOME SPRAY/PERFUME DE AMBIENTE SPRAY

Nossos vaporizadores podem e devem ser aplicados sobre tecidos como cortinas, tapetes, poltronas e almofadas, em uma distância de 30cm, evitando encharcar as superfícies onde estão sendo aplicados.  Esta forma de aplicação garante melhor fixação no ambiente.

Praticidade

A vantagem do home spray é a praticidade de aromatizar vários ambientes ao mesmo tempo com o mesmo aroma. Deve-se evitar vaporizar no ar apenas, pois o aroma tende a se perder rapidamente não fixando no ambiente.

Posso aplicar nas roupas de cama?

Nosso perfume de ambiente em spray conta com uma formulação 2 em 1, ou seja, é possível usá-lo como renovador de lençóis. 

Dobradinha

Orientamos o uso do difusor de aromas com varetas “casado” com o home spray do mesmo aroma para obter um resultado mais eficiente nos ambientes.

Fique atento!

Evitar a aplicação em couros e sintéticos, pois mancha e corrói.

 

Fotos: Divulgação

leia também

Amore: um tributo ao amor sem limites

26 abril 2024

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.