Aromas e sentimentos: conexão e emoção

06 de março de 2019

Um ditado antigo nos diz que recordar é viver. Certamente você já passou pela experiência de sentir um cheiro e imediatamente voltar no tempo, resgatando na memória uma ocasião ou pessoa especial, certo?

O cheirinho de pão assado pode nos levar para a cozinha da avó, de onde saem muitas delícias. Um saco de pipocas nos transporta para a infância e um passeio no circo. Assim, aromas e sentimentos se conectam e trazem à tona sensações por vezes adormecidas.

“Os aromas inspiram sentimentos. Um aroma fresco inspira verão, bem-estar, despojamento, alegria. Um aroma amadeirado inspira conforto, recolhimento, paz. São sentimentos como esses que nos ajudam a criar o estilo que desejamos levar para dentro de nossas casas. Assim, os cheirinhos são à base da nossa inspiração.” (Luciana Reck – idealizadora da Santho Aroma)

É fato que o despertar de sentimentos através dos aromas vai muito além da nossa intuição. Ele tem sua explicação científica. É no centro do nosso cérebro que está a resposta às percepções olfativas que recebemos a todo o momento. Estudos mostram que diferente do paladar e do tato, o olfato é quem nos leva para experiências passadas – e isso inclui até os aromas inesquecíveis percebidos na sua última viagem de férias.

Bons sentimentos têm total correlação com bem-estar. Isso explica porque os aromas são cada vez mais utilizados em tratamentos terapêuticos e porque eles tornam os ambientes tão agradáveis.

Listamos algumas fragrâncias e suas propriedades para melhor compreensão dos seus benefícios:

PARA RELAXAR:

A lavanda (também chamada de alfazema) é indicada para aquele momento do dia que você precisa desligar da correria, acalmar a mente e relaxar o corpo. Um ambiente com este aroma vai proporcionar horas de sono tranquilo. Já conhece nossa Lavanda Inglesa?

PARA DESPERTAR:

Aposte na canela. Suas propriedades “acordam” a mente, melhorando as funções cognitivas, proporcionando mais disposição e um tempo maior de concentração.

PARA DESESTRESSAR:

A natureza – especialmente as árvores – nos entregam um benefício extra além da sua sombra, flores, frutas e beleza. O seu cheiro acalma, reduzindo a ansiedade. Os aromas inspirados no verde geralmente trazem essa propriedade. Confira as propriedades do Capim Santho!

 

PARA CONCENTRAR

O frescor da hortelã favorece a concentração. Suas propriedades são amplamente conhecidas e a sua capacidade de revigorar a mente faz dela uma aliada na concentração para o trabalho e os estudos.

PARA ENERGIZAR

Escolha aromas cítricos. Com suas cores vibrantes, o limão, o kiwi e a laranja são dois exemplos de cheiros que nos energizam, devolvendo o ânimo e a disposição.

Em nossa loja virtual ou então em nossa loja física, em Gramado, você pode conferir a descrição olfativa de cada um dos produtos da linha Santho Aroma. Assim fica muito mais fácil encontrar aquele que irá trazer para perto de você as melhores recordações e sensações!

Mas não se surpreenda se você encontrar nossas fragrâncias ambientando os endereços mais charmosos de Gramado, pois estamos presentes em vários hotéis e lojas da cidade.

Fotos: Divulgação e Arquivo Santho Aroma

Fonte de referência: Site Huff Post Brasil 

leia também

Amore: um tributo ao amor sem limites

26 abril 2024

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.