Aromas e sentimentos: conexão e emoção

06 de março de 2019

Um ditado antigo nos diz que recordar é viver. Certamente você já passou pela experiência de sentir um cheiro e imediatamente voltar no tempo, resgatando na memória uma ocasião ou pessoa especial, certo?

O cheirinho de pão assado pode nos levar para a cozinha da avó, de onde saem muitas delícias. Um saco de pipocas nos transporta para a infância e um passeio no circo. Assim, aromas e sentimentos se conectam e trazem à tona sensações por vezes adormecidas.

“Os aromas inspiram sentimentos. Um aroma fresco inspira verão, bem-estar, despojamento, alegria. Um aroma amadeirado inspira conforto, recolhimento, paz. São sentimentos como esses que nos ajudam a criar o estilo que desejamos levar para dentro de nossas casas. Assim, os cheirinhos são à base da nossa inspiração.” (Luciana Reck – idealizadora da Santho Aroma)

É fato que o despertar de sentimentos através dos aromas vai muito além da nossa intuição. Ele tem sua explicação científica. É no centro do nosso cérebro que está a resposta às percepções olfativas que recebemos a todo o momento. Estudos mostram que diferente do paladar e do tato, o olfato é quem nos leva para experiências passadas – e isso inclui até os aromas inesquecíveis percebidos na sua última viagem de férias.

Bons sentimentos têm total correlação com bem-estar. Isso explica porque os aromas são cada vez mais utilizados em tratamentos terapêuticos e porque eles tornam os ambientes tão agradáveis.

Listamos algumas fragrâncias e suas propriedades para melhor compreensão dos seus benefícios:

PARA RELAXAR:

A lavanda (também chamada de alfazema) é indicada para aquele momento do dia que você precisa desligar da correria, acalmar a mente e relaxar o corpo. Um ambiente com este aroma vai proporcionar horas de sono tranquilo. Já conhece nossa Lavanda Inglesa?

PARA DESPERTAR:

Aposte na canela. Suas propriedades “acordam” a mente, melhorando as funções cognitivas, proporcionando mais disposição e um tempo maior de concentração.

PARA DESESTRESSAR:

A natureza – especialmente as árvores – nos entregam um benefício extra além da sua sombra, flores, frutas e beleza. O seu cheiro acalma, reduzindo a ansiedade. Os aromas inspirados no verde geralmente trazem essa propriedade. Confira as propriedades do Capim Santho!

 

PARA CONCENTRAR

O frescor da hortelã favorece a concentração. Suas propriedades são amplamente conhecidas e a sua capacidade de revigorar a mente faz dela uma aliada na concentração para o trabalho e os estudos.

PARA ENERGIZAR

Escolha aromas cítricos. Com suas cores vibrantes, o limão, o kiwi e a laranja são dois exemplos de cheiros que nos energizam, devolvendo o ânimo e a disposição.

Em nossa loja virtual ou então em nossa loja física, em Gramado, você pode conferir a descrição olfativa de cada um dos produtos da linha Santho Aroma. Assim fica muito mais fácil encontrar aquele que irá trazer para perto de você as melhores recordações e sensações!

Mas não se surpreenda se você encontrar nossas fragrâncias ambientando os endereços mais charmosos de Gramado, pois estamos presentes em vários hotéis e lojas da cidade.

Fotos: Divulgação e Arquivo Santho Aroma

Fonte de referência: Site Huff Post Brasil 

leia também

Coloque seus sonhos em movimento

01 março 2024

Carnaval da Santho Aroma em clima de sustentabilidade

08 fevereiro 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.