27 de maio de 2022
Você tem memórias de abrir presentes de Natal e Aniversário quando criança? Lembra daquela sensação de excitação ao abrir ao rasgar o pacote e abrir a caixa? Estas lembranças ainda estão vivas em uma grande parcela da população e o unboxing, que em uma tradução rápida do inglês significa “desencaixotar”, desperta todas elas.
Martin Lindstrom, especialista em marketing e autor de A Lógica do Consumo (2008), acredita que este fenômeno seja explicado pelos neurônios-espelho: responsáveis por nos fazer imitar o comportamento de consumo de outras pessoas.
Reforçada pela cultura dos influenciadores, com seus "recebidos", ou seja, produtos enviados por marcas para que sejam exibidos nas redes sociais de pessoas que ditam tendência, o unboxing tem fascinado pessoas ao redor do mundo. Faça um exercício rápido, pesquise nas redes sociais, Google e Youtube pelo termo e vai se deparar com milhões de conteúdos. Só a hashtag #unboxing no Instagram contava com mais de 3 milhões de marcações.
Se você está se perguntando o motivo desse fascínio todo, a gente explica: as compras online geram menos culpa nos usuários. O ato de pagar sem ter que encostar no dinheiro e de não ter o produto imediatamente, somado ao fato que ele chega em um momento inesperado e embrulhado, isso desperta em nós memórias.
Em um mundo de unboxing, se destacar é dever de todo empresário que comercializa através da internet. Como está chegando o produto na casa do seu cliente? Que memória ele vai criar?
O marketing olfativo, como sempre reforçamos, é uma maneira de ativar outros receptores no cérebro mais próximos ao sistema límbico, o nosso “gerador de emoções”. Junte a isso a serotonina, endorfina e dopamina liberadas pelo ato de “receber um presente” e crie memórias felizes no seu cliente!
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Santho Aroma
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