20 de maio de 2022
A casa é ninho, é nosso porto seguro, é para onde voltamos. Dizem os especialistas que a casa é um reflexo dos nossos pensamentos. Uma casa organizada é sinônimo de uma rotina mais estável e de uma vida mais tranquila. Para nos ajudar na missão de manter tudo em seu lugar, chamamos para um bate-papo a personal organizer Ana Barlette!
A organização pode ser passada de pai para filho, Ana acredita que isto está no seu DNA, já que a mãe sempre foi extremamente organizada: “eu era a menina dos laços guardados por cor", revela. Ainda da infância, lembra que tinha liberdade total para brincar, mas precisava sempre organizar tudo depois e esta é uma das lições que ela leva para a vida e seus clientes: “tudo que tem endereço, tem lugar para voltar, o que não possui, vira bagunça”, explica.
Mas e na prática? Como organizar tudo? Uma das dicas da personal organizer é ter, acreditem, uma “gaveta da bagunça”, mas claro, ela dá um nome mais bonito: “espaço transitório”. Uma gaveta que vai armazenar aquelas coisas que chegam da rua e que não temos tempo para guardar de imediato e ainda não possuem lugares corretos, como uma correspondência ou uma encomenda. Mas a dica de ouro é dar um prazo, tem que incluir um dia na semana para olhar e remover de lá tudo o que foi armazenado, como dar o destino certo para uma conta, por exemplo.
Ana confessa que tem coisas que vem de casa e outras que ela precisou se obrigar a aprendercom o passar do tempo. Mas se o ensinamento da família ajudou, esta é certamente uma dica para quem educa os pequenos: “não tenha uma caixa grande única de brinquedos, distribua em caixas transparentes menores para que as crianças enxerguem o conteúdo e separe por segmentos, como carrinhos, barbies, pollys, dinossauros, materiais de desenho… Quando a criança vai brincar, ela fica mais focada no que quer e não precisa esparramar tudo”. Outra dica de ouro da organizadora é ter um espaço na sala para os brinquedos mais usados, assim elas podem brincar e guardar com fácil acesso no espaço que elas mais usam da casa.
A última dica da organizadora é sobre a edição do que fica e o que sai dos armários, ela conta que este processo é sempre feito em conjunto com a profissional e que a chave para o sucesso é pensar naquilo que faz sentido para a sua vida e USAR as coisas. Use as lembranças, dê vida aos objetos, crie memórias com eles, não faz sentido ter uma louça de jantar guardada e nunca usar, por exemplo.
E a sua casa, como é?
leia também
Santho Aroma
Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.