Você sabe como surgiu o sabonete em barra?

13 de maio de 2022

Um mundo sem sabão já existiu! Mas calma, faz bastante tempo!  Provavelmente no ano 600 antes de Cristo foi quando os fenícios o inventaram. A mistura era meio estranha para os dias de hoje, a receita incluía ferver água com banha de cabra e cinzas de madeira até tudo se transformar em uma pasta.

O sabão em barra, como vemos hoje, na sua versão sólida, é oriunda do século VII depois de Cristo, quando o processo de saponificação foi inventado pelos árabes. Este processo era obtido a partir da fervura da soda cáustica com gordura animal e óleos vegetais.

Foram os espanhóis que transformaram o sabão em artigo de luxo, com o Castela, elaborado unicamente com óleo de oliva, água e hidróxido de sódio. A tradicional receita sabão de Castela vem dos tradicionais reinos ibero-espanhóis de Castile (Terra dos Castelos) e sua base vegetal se diferenciou da maioria dos sabões da época.

Foram os palestinos que trouxeram para os europeus (e depois para o resto do mundo) o conceito de sabão para higiene pessoal. Na cidadela histórica de Aleppo, no norte da Síria, a mistura de óleo de azeite e óleo de louro criou o primeiro sabonete.

Finalmente, no século XIX , o sabonete se tornou popular! Isso graças a industrialização e a diminuição do custo dos mesmos. O sabonete é feito de uma mistura de gordura com base alcalina, que gera uma reação química que gera o sabão e a glicerina. Nos sabonetes industrializados, comprados em mercados e drogarias são adicionadas fragrâncias, conservantes, corantes e outras substâncias que podem gerar ressecamento e desidratação na pele.

Mas… E os sabonetes da Santho Aroma? Bom, com toda a história que contamos, fica claro que pesquisamos muito antes de chegar no sabonete perfeito, que leva a nossa fragrância para este momento de autocuidado. Nossos sabonetes são naturais e levam glicerina como base, além de leite de cabra. 

Ah, sim, aqui também tem história! O leite de cabra já era usado por Cleópatra, que mergulhava em uma banheira com a iguaria. O leite de cabra tem micro moléculas de gordura e estas são facilmente absorvidas na pele, recompondo a camada oleosa e natural. Você não precisa fazer como Cleópatra para obter esse benefício, basta banhar-se com um dos nossos sabonetes em barra

leia também

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.