A história do banho - parte 2

16 de abril de 2022

Na última semana falamos muito sobre a história do banho! Mas hoje viemos te contar um pouco mais deste hábito que bem… nem sempre foi um hábito! Luís XIV, rei da França, por exemplo, tomou apenas dois banhos em toda sua vida! Aos 27 anos, o rei tomou um banho por ordens médicas. O segundo foi quase 50 anos depois, aos 76 anos de idade! Dizem que Luis XIV lavava com frequência as mãos, mas o rosto apenas em dias alternados. Para dar uma amenizada no cheiro, ele trocava as roupas frequentemente e utilizava perfumes.

Se Luis XIV não era afeito aos banhos, os fenícios, muito tempo antes eram mais entusiastas da higiene e criaram o sabão! Por volta de 600 anos antes de Cristo, com uma receita que incluía ferver água com banha de cabra e cinzas de madeira até a obtenção de uma pasta. Alguns séculos depois, mais especificamente no século VII depois de Cristo, os árabes inventaram a versão sólida do sabão, quando foi inventado o processo de saponificação a partir da fervura da soda cáustica com gordura animal e óleos vegetais.

Aqui na Santho Aroma somos entusiastas do banho! Não só aquele banho para higienização, mas o banho como um ritual. Acreditamos neste momento como um instante de autocuidado e amor. Se você é como a gente, prepare seu ritual. Acenda uma vela, borrife home spray nas toalhas! Com o auxílio de uma bucha vegetal esfolie o corpo com os sais de banho, lave-se com os sabonetes com leite de cabra para o início de uma boa hidratação. Antes de desligar o chuveiro, tome um banho de ervas, sempre do pescoço para baixo e finalize o momento com os cremes hidratantes!

leia também

Globos de neve: um lúdico presente de Natal

15 novembro 2024

Santho Aroma está na Festuris com um jardim perfumado

08 novembro 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.