As flores que fazem a primavera da perfumaria

24 de setembro de 2021

Na última semana falamos sobre a chegada da primavera e a importância da família olfativa floral para a perfumaria! Hoje vamos te contar um pouquinho mais sobre cada uma das principais flores que utilizamos para aromas.

Floresça com a gente:

Gerânio Bourbon 

Proveniente da Ilha Reunião, a antiga ilha Bourbon, perto de Madagascar o Gerânio Bourbon é muito utilizado na perfumaria. Este floral verde possui nota mentolada, de saída, um pouco de citronela e um intenso cheiro de rosa de longa duração.

 

Violeta 

A Odorata não é a violeta que conhecemos no Brasil, é uma variante perfumada da Europa. Um dos aromas mais populares na Inglaterra do período vitoriano, a Violeta também era adorada por Napoleão, que a usou como emblema de seu partido.

Cravo 

A flor possui um cheiro especiado, rosado, de cravo da Índia. Sua destilação produz pouco óleo e é muito intenso, por isso é usado com moderação em certos florais e notas orientais. Em muitos perfumes, sua nota é substituída por moléculas sintéticas, com a mesma qualidade especiada.

Íris

Com cheiro talcado, verde-amadeirado, de violeta. A Írís é possui um aroma muito elegante, engloba notas de violeta. Não é possível extrair óleo de suas flores, assim os perfumistas recriam sinteticamente o cheiro de algumas variedades de flores. 

Rosa

O grupo de cheiros de rosa e rosados inclui não só os diversos tipos de rosas, mas também a peônia, o gerânio. Uma curiosidade, é que se você tiver plantado uma roseira, poderá notar que elas exalam cheiros distintos ao longo do dia.  Além disso, a rosa, assim como o jasmim,  mistura-se muito bem a qualquer outro óleo, realça o melhor das outras notas com seu corpo intenso. 

Jasmin 

O jasmim talvez seja a flor mais importante da perfumaria, por seu cheiro incomparável. Há muitos ingredientes semelhantes, sintéticos, recriados em laboratório, mas nada se compara ao perfume natural do jasmim. Seu cheiro é considerado narcótico por tomar nossos sentidos e imaginação. Assim como a Rosa, não há quase nenhum outro ingrediente com o qual o jasmim não se harmonize bem. 

Ylang Ylang

O Ylang (Cananga Odorata) é uma das flores mais importantes e ancestrais usadas em perfumes. Tem cheiro floral, intenso (alguns o acham suave) ajasminado, picante. Quando usado com moderação, traduz efeitos muito interessantes nas notas florais ajasminadas.  Combina com jasmim, rosa, bergamota, baunilha.  Traz elegância, volume e originalidade aos perfumes. Dependendo da extração, o ylang pode ser multifacetado, sendo um perfume em si mesmo.  

Tuberosa

A tuberosa usada atualmente em muitos perfumes ajasminados e florais brancos intensos, tem um floral acentuado de jasmim, um pouco frutado, como na flor de laranjeira, um tanto amargo, adocicado, lactônico, indólico, quase nauseante. Está entre os mais caros ingredientes da perfumaria. 

Flor de Laranjeira 

A flor de laranjeira é um ingrediente caro da perfumaria. O cheiro da flor de laranjeira é intensamente floral, ajasminado indólico, adocicado, penetrante e fresco. Ele confere frescor às misturas florais, é ótimo quando usado em fragrâncias pesadas, orientais e fundamentais em colônias cítricas. Sua força faz dele uma excelente nota de corpo em fragrâncias masculinas e compartilháveis.

Gostou? Deixe seu comentário!

leia também

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.