Está chegando a estação da perfumaria

17 de setembro de 2021

Sentir a passagem das estações é importante para nós, nos faz sentir a vida, perceber as belezas da natureza e do tempo e compreender que tudo acontece no momento exato, mas a primavera tem um gostinho especial. A primavera chega e com ela as cores da vegetação, os cantos dos pássaros e o perfume das flores. É este perfume que nos move, já que é impossível falar de perfumaria sem destacar esta família olfativa tão tradicional.

Mais de 50% das fragrâncias pessoais femininas são florais. É impossível separar aromas de flores. Elas são a alma da perfumaria, estão presentes nos mais famosos perfumes do mundo, traduzem a feminilidade e nos remetem imediatamente ao romance. 

As notas florais não são importantes apenas para o coração de uma fragrância. Encontramos flores de leveza, que muitas vezes substituem os cítricos e os aromáticos na saída,  as mais opulentas e encorpadas no corpo e até no fundo, como acontece com o rizoma da íris. 

Consideramos flores leves as que são alegres e arejadas. Normalmente são as flores que já se sentem de saída ou topo numa fragrância. São elas: rosa da peônia, ajasminada frésia, a frutal magnólia, o verde e aquoso muguet, ou lírio do vale. Em comum, elas possuem a fragilidade que as impedem de  serem destiladas e por isso são reproduzidas em laboratório, para que tenhamos acesso a esse cheiros magníficos. 

Para não dizer que não falamos das rosas… As flores opulentas são as mais famosas da perfumaria clássica e têm sido usadas há centenas de anos. O jasmim, a rosa, o ylang ylang, a tuberosa e a flor de laranjeira são flores intensas, marcantes e com propriedades hipnóticas ardente e calmante.

No próximo post, que sai sexta-feira, dia 24, vamos falar de cada uma das principais flores da perfumaria. Não perca!

leia também

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Como os aromas podem transformar espaços

05 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.