Ciência investiga como a Insulina pode trazer o olfato de volta

16 de julho de 2021

Você perdeu o olfato com a COVID19 e não recuperou? Os estudos médicos estão apostando em uma pesquisa que aponta a insulina como regeneradora desta função tão importante no nosso corpo. Pelos dados atuais, acredita-se que 85% dos pacientes que têm COVID sintomática desenvolvem anosmia que é a diminuição ou perda absoluta do olfato, que, neste caso, pode ocorrer por reflexo da COVID, sem qualquer lesão aparente no nervo olfativo. Destes pacientes, cerca de 30% vão ficar com uma hiposmia, que é não sentir os cheiros mais fortes, e de 3% a 5% ficam com uma anosmia definitiva.

O cheiro está em tudo, ele pode abrir o apetite, quando sentimos o aroma do refogado de cebola e alho, ou o pãozinho saindo do forno, por exemplo. O cheiro nos alerta para o perigo, quando o que exala no ar é a fumaça de algo queimando ou do gás escapando, mas também nos emociona. O olfato está intimamente ligado à memória e nos desperta reações afetivas quando sentimos o perfume de alguém que amamos ou um odor que relembra a infância.

A COVID19 é uma doença nova e diferente de tudo que a ciência já encontrou. O vírus que deixou o mundo em alerta e transformou a forma como vivemos tem desafiado médicos e cientistas que estão em busca de vacinas, tratamentos e cura para as sequelas deixadas por ela.  Neste estudo recente, divulgado pelo Monell Chemical Senses Center, os cientistas descobriram que a insulina é o hormônio necessário para restaurar o sentido do olfato após uma lesão nos neurônios sensoriais olfativos imaturos (OSNs). Este estudo começou a partir da premissa de que a insulina desempenha um papel fundamental na regeneração de neurônios que transmitem informações sensoriais para o cérebro.

O primeiro autor do artigo, Akihito Kuboki, sugere que a aplicação de insulina na passagem nasal pode ser desenvolvida como uma terapia para lesões causadas por uma série de problemas. Conforme o avanço, a ideia é que se desenvolva um spray nasal de insulina que ajude nesta recuperação. Os resultados obtidos até agora sugerem que a insulina desempenha papéis importantes na regeneração dos OSNs, após uma lesão grave que gerou a morte celular.

Daqui, torcemos pela ciência e o avanço deste e outros estudos. Só no Brasil são mais de 14 milhões de recuperados da COVID até agora, o que nos leva a pensar que até 700 milhões de pessoas podem ficar sem sentir a brisa salgada do mar, o perfume que exalam das flores, o cheirinho do bolo saindo do forno, o perfume de um abraço e parte importante das alegrias da vida.

leia também

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Como os aromas podem transformar espaços

05 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.