Ciência investiga como a Insulina pode trazer o olfato de volta

16 de julho de 2021

Você perdeu o olfato com a COVID19 e não recuperou? Os estudos médicos estão apostando em uma pesquisa que aponta a insulina como regeneradora desta função tão importante no nosso corpo. Pelos dados atuais, acredita-se que 85% dos pacientes que têm COVID sintomática desenvolvem anosmia que é a diminuição ou perda absoluta do olfato, que, neste caso, pode ocorrer por reflexo da COVID, sem qualquer lesão aparente no nervo olfativo. Destes pacientes, cerca de 30% vão ficar com uma hiposmia, que é não sentir os cheiros mais fortes, e de 3% a 5% ficam com uma anosmia definitiva.

O cheiro está em tudo, ele pode abrir o apetite, quando sentimos o aroma do refogado de cebola e alho, ou o pãozinho saindo do forno, por exemplo. O cheiro nos alerta para o perigo, quando o que exala no ar é a fumaça de algo queimando ou do gás escapando, mas também nos emociona. O olfato está intimamente ligado à memória e nos desperta reações afetivas quando sentimos o perfume de alguém que amamos ou um odor que relembra a infância.

A COVID19 é uma doença nova e diferente de tudo que a ciência já encontrou. O vírus que deixou o mundo em alerta e transformou a forma como vivemos tem desafiado médicos e cientistas que estão em busca de vacinas, tratamentos e cura para as sequelas deixadas por ela.  Neste estudo recente, divulgado pelo Monell Chemical Senses Center, os cientistas descobriram que a insulina é o hormônio necessário para restaurar o sentido do olfato após uma lesão nos neurônios sensoriais olfativos imaturos (OSNs). Este estudo começou a partir da premissa de que a insulina desempenha um papel fundamental na regeneração de neurônios que transmitem informações sensoriais para o cérebro.

O primeiro autor do artigo, Akihito Kuboki, sugere que a aplicação de insulina na passagem nasal pode ser desenvolvida como uma terapia para lesões causadas por uma série de problemas. Conforme o avanço, a ideia é que se desenvolva um spray nasal de insulina que ajude nesta recuperação. Os resultados obtidos até agora sugerem que a insulina desempenha papéis importantes na regeneração dos OSNs, após uma lesão grave que gerou a morte celular.

Daqui, torcemos pela ciência e o avanço deste e outros estudos. Só no Brasil são mais de 14 milhões de recuperados da COVID até agora, o que nos leva a pensar que até 700 milhões de pessoas podem ficar sem sentir a brisa salgada do mar, o perfume que exalam das flores, o cheirinho do bolo saindo do forno, o perfume de um abraço e parte importante das alegrias da vida.

leia também

Está chegando a estação da perfumaria

17 setembro 2021

O cheiro dos signos – Parte 2

10 setembro 2021

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.