18 anos sentindo a música por Cagê Lisboa

09 de julho de 2021

2003 é o ano em que Gilberto Gil recebe o Grammy Latino, prêmio de Personalidade do Ano em Miami. O Skank se consolida como uma das principais bandas nacionais com o lançamento de Cosmotron, sexto álbum do grupo mineiro. Um dos hits deste disco é a música “Vou deixar”.  É exibida a primeira transmissão do programa Pânico na TV. O White Stripes lançava seu quarto álbum que trazia a icônica “Seven Nation Army”, com um dos riffs mais famosos da história recente da música.



Em junho de 2004, o Brasil pára para saber "Quem Matou Lineu", no último capítulo da novela Celebridade, exibida pela Rede Globo, que neste dia registrou uma das maiores audiências da televisão brasileira nesta década. O ex-Titãs Nando Reis ratifica sua parceria com a saudosa Cássia Eller no disco ao vivo com várias parcerias da dupla. 2004 também foi o ano do surgimento da primeira grande rede social, o Orkut, o site de relacionamentos do Google. De Las Vegas surgia o The Killers, do vocalista Brandon Flowers, com o disco de estreia “Hot fuss”.    

• 2005 é o ano do Fórum Social Mundial, realizado de 26 a 31 de janeiro em Porto Alegre.  Um evento organizado por movimentos sociais de vários países, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu slogan é Um outro mundo é possível. A baiana Pitty lançava seu segundo disco, Anacrônico, recolocando o rock nas paradas de sucesso no Brasil. 2005 foi o ano do  casamento do Príncipe Charles e Camilla Parker Bowles.  O Coldplay lançava o terceiro disco, X&Y, que colocava a banda de Chris Martin como uma das principais do planeta.



A viação aérea Rio Grandense, mais conhecida como VARIG, encerra as atividades em 2006. A VARIG foi uma das primeiras e mais bem sucedidas companhias aéreas brasileiras. Os Papas da Língua colocavam a faixa “Eu sei”, do seu álbum ao vivo, na novela Páginas da vida, da rede Globo. Tem início a construção do Freedom Tower no local do antigo World Trade Center na cidade de Nova Iorque. O surfista Jack Johnson emplaca o hit “Upside down” trazendo um som mais simples e acústico.

Em 2007,  o YouTube, até então somente em inglês, passa a ter versões em outros idiomas, incluindo o português. E abre espaço para vídeos produzidos no Brasil. "Pontes Indestrutíveis" é o segundo single do álbum Ritmo, Ritual e Responsa  do Charlie Brown Jr. e fez parte da trilha de uma novela da Globo, se tornando uma das músicas mais ouvidas deste ano. 2007 também marca o lançamento do IPhone pela Apple Inc. Joss Stone encantava o mundo pop com o lançamento de seu terceiro disco “Introducing Joss Stone”, um dos seus mais bem sucedidos trabalhos.



2008 Fidel Castro renuncia à presidência e ao comando das forças armadas em Cuba. Marcelo D2 lançava o quarto álbum, de onde saiu um dos seus grandes hits, Desabafo. Neste ano, aconteceu a pior crise financeira mundial desde 1929. O guitarrista americano Jason Mraz alcançava o topo das paradas com seu mega hit “I’m yours”.

O Rio de Janeiro é escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Seu Jorge encanta o país em 2009 com seu samba-rock influenciado por Jorge Benjor. Barack Obama se tornava o primeiro presidente afro-americano da história dos Estados Unidos. A banda californiana Train emplacou o hit “Hey soul sister” nas principais paradas do mundo.


José Mujica, eleito no ano anterior, assumiu a presidência do Uruguai em 2010, sucedendo a Tabaré Vázquez. O Reggae gaúcho ganha força no país com a banda Chimarruts, que coloca a música “Do lado de cá” em uma novela da Globo.  Avatar assume a posição de maior bilheteria do cinema, posto até então, ocupado por Titanic. James Cameron é o diretor dos dois filmes. A banda Foster The People lançava seu disco de estreia que tinha o grande hit “Pumped up kicks“.  


• Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconhece, por unanimidade, os direitos dos casais gays no Brasil e é permitida a união estável entre homossexuais.
 Criolo coloca o pop-rap “Não existe amor em SP” entre as músicas mais ouvidas nas rádios brasileiras. A  rede social Facebook ultrapassa o Orkut, rede social do Google, em número de usuários registrados no Brasil. Na música, começava a avalanche “Adele”, com seu primeiro grande hit, “Rolling in the deep”.

É realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2012, a Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Em 2012, Ana Cañas lança “Pra você guardei o amor”, parceria com Nando Reis, que chega aos primeiros lugares das paradas no Brasil. Em novembro, Barack Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos. Os Lumineers inauguravam a nova onda mundial de new folk e emplacavam o primeiro hit, “Ho hey”.



2013 A rede de televisão MTV Brasil encerrou suas operações. O Jota Quest firmava uma parceria com um dos mais importantes produtores da história da música pop, Nile Rodgers, na faixa “Mandou bem”. O Papa Bento XVI renuncia ao pontificado. O Daft Punk se unia ao Pharrel Williams e ao Nile Rodgers e lançava o mega hit “Get Lucky”.


2014 marcou a segunda Copa do Mundo realizada no Brasil. Assim como a primeira, terminou de forma desastrosa para os brasileiros com um inesquecível 7 a 1 para a Alemanha na semifinal. A Banda do Mar lançava seu disco de estreia. Um projeto liderado por Marcelo Camelo e sua esposa Mallu Magalhães. O Facebook anuncia a compra do WhatsApp por 16 bilhões de dólares. O Maroon 5 lança o quinto álbum, V, que tem um dos grandes hits da banda, “Animals”.


• Realizada a 87ª edição da cerimônia do Oscar 2015 tendo como o grande vencedor o filme Birdman. Tiago Iorc chegava no topo das paradas de sucesso com a música “Coisa linda”. Uma série de atentados terroristas ao jornal Charlie Hebdo, e a um mercado judaico em Paris. Foi o pior ataque terrorista na França desde a Segunda Guerra Mundial. O artista canadense The Weeknd se apresentava ao mundo com o hit “Can’t feel my face”.


Em março de 2016, Barack Obama faz uma visita histórica a Cuba. A mineira Roberta Campos chega ao topo das paradas no Brasil com “Minha felicidade”. Em referendo histórico, o Reino Unido decide sair da União Europeia. É o início do processo do Brexit. A parceria entre o mega produtor Mark Ronson e o hit maker Bruno Mars rende “Uptown funk”, uma das músicas mais tocadas no ano de 2016.


Ocorre a 89° cerimônia do Oscar em 2017 e Moonlight ganha o prêmio de melhor filme, após, em gafe histórica, o filme La La Land ser erroneamente anunciado como ganhador do prêmio. Projota surfava na onda hip hop que tomava conta do Brasil com a música “Ela só quer paz”. Donald Trump é o sucessor de Obama na presidência dos estados Unidos. “Shape of you” de Ed Sheeran se torna a música mais tocada deste ano no planeta.


A Gibson, tradicional e uma das mais conceituadas fabricantes de guitarras e outros instrumentos musicais, encerrou suas atividades em 2018 após 124 anos de sua fundação, por estar há meses enfrentando um endividamento milionário. O furacão Iza chegava às rádios brasileiras. Sua parceria com o ex vocalista do Rappa, Marcelo Falcão, rendeu o hit “Pesadão”. Pela primeira vez em 150 anos ocorreu um fenômeno raro na lua, a "Superlua Azul de Sangue".  Lady Gaga se unia ao ator Bradley Cooper para estrelar e musicar a refilmagem do clássico “Nasce uma estrela”. O resultado é o oscarizado “Shallow”.


Em 2019, chega ao fim o programa de Televisão da Rede Globo, Vídeo Show, após quase 36 anos na grade de programação. Armandinho emplaca “Amor vem cá”. O presidente Jair Bolsonaro assina o decreto que revoga o horário de verão no Brasil.  Lizzo conquista as paradas no mundo com sua voz potente e sua energia contagiante. O seu primeiro hit foi “Truth hurts”.


Em 11 de janeiro de 2020, a China reporta a primeira morte causada por Pneumonia viral causada pelo novo coronavírus. A cantora carioca Lorena Nunes aproveita a onda revival de Belchior no Brasil e regrava “Sujeito de sorte”, um dos grandes sucessos do cantor cearense. O ano termina com o mudo de joelhos perante o vírus da Covid, mas com uma esperança de vacina. Na música, Black Pumas, um músico de rua americano se destacou na cerimônia do Grammy com sua “Colors”.


2021 se tornou o ano da esperança. A vacina chegou para todas as nações e o fim da pandemia já pode ser projetado. O pop gaúcho revelou uma das bandas mais criativas do Brasil atualmente, a Dingo Bells. O single novo da banda é “Sinta-se em casa”. Bruno Mars emplaca outra parceria. Desta vez com Anderson Paak e Silk Sonic, e a estonteante “Leave the door open”.

 

** Escute todos esses sucessos na Playlist feita especialmente por Cagê Lisboa para Santho Aroma

leia também

Amore: um tributo ao amor sem limites

26 abril 2024

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.