18 anos sentindo a música por Cagê Lisboa

09 de julho de 2021

2003 é o ano em que Gilberto Gil recebe o Grammy Latino, prêmio de Personalidade do Ano em Miami. O Skank se consolida como uma das principais bandas nacionais com o lançamento de Cosmotron, sexto álbum do grupo mineiro. Um dos hits deste disco é a música “Vou deixar”.  É exibida a primeira transmissão do programa Pânico na TV. O White Stripes lançava seu quarto álbum que trazia a icônica “Seven Nation Army”, com um dos riffs mais famosos da história recente da música.



Em junho de 2004, o Brasil pára para saber "Quem Matou Lineu", no último capítulo da novela Celebridade, exibida pela Rede Globo, que neste dia registrou uma das maiores audiências da televisão brasileira nesta década. O ex-Titãs Nando Reis ratifica sua parceria com a saudosa Cássia Eller no disco ao vivo com várias parcerias da dupla. 2004 também foi o ano do surgimento da primeira grande rede social, o Orkut, o site de relacionamentos do Google. De Las Vegas surgia o The Killers, do vocalista Brandon Flowers, com o disco de estreia “Hot fuss”.    

• 2005 é o ano do Fórum Social Mundial, realizado de 26 a 31 de janeiro em Porto Alegre.  Um evento organizado por movimentos sociais de vários países, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu slogan é Um outro mundo é possível. A baiana Pitty lançava seu segundo disco, Anacrônico, recolocando o rock nas paradas de sucesso no Brasil. 2005 foi o ano do  casamento do Príncipe Charles e Camilla Parker Bowles.  O Coldplay lançava o terceiro disco, X&Y, que colocava a banda de Chris Martin como uma das principais do planeta.



A viação aérea Rio Grandense, mais conhecida como VARIG, encerra as atividades em 2006. A VARIG foi uma das primeiras e mais bem sucedidas companhias aéreas brasileiras. Os Papas da Língua colocavam a faixa “Eu sei”, do seu álbum ao vivo, na novela Páginas da vida, da rede Globo. Tem início a construção do Freedom Tower no local do antigo World Trade Center na cidade de Nova Iorque. O surfista Jack Johnson emplaca o hit “Upside down” trazendo um som mais simples e acústico.

Em 2007,  o YouTube, até então somente em inglês, passa a ter versões em outros idiomas, incluindo o português. E abre espaço para vídeos produzidos no Brasil. "Pontes Indestrutíveis" é o segundo single do álbum Ritmo, Ritual e Responsa  do Charlie Brown Jr. e fez parte da trilha de uma novela da Globo, se tornando uma das músicas mais ouvidas deste ano. 2007 também marca o lançamento do IPhone pela Apple Inc. Joss Stone encantava o mundo pop com o lançamento de seu terceiro disco “Introducing Joss Stone”, um dos seus mais bem sucedidos trabalhos.



2008 Fidel Castro renuncia à presidência e ao comando das forças armadas em Cuba. Marcelo D2 lançava o quarto álbum, de onde saiu um dos seus grandes hits, Desabafo. Neste ano, aconteceu a pior crise financeira mundial desde 1929. O guitarrista americano Jason Mraz alcançava o topo das paradas com seu mega hit “I’m yours”.

O Rio de Janeiro é escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Seu Jorge encanta o país em 2009 com seu samba-rock influenciado por Jorge Benjor. Barack Obama se tornava o primeiro presidente afro-americano da história dos Estados Unidos. A banda californiana Train emplacou o hit “Hey soul sister” nas principais paradas do mundo.


José Mujica, eleito no ano anterior, assumiu a presidência do Uruguai em 2010, sucedendo a Tabaré Vázquez. O Reggae gaúcho ganha força no país com a banda Chimarruts, que coloca a música “Do lado de cá” em uma novela da Globo.  Avatar assume a posição de maior bilheteria do cinema, posto até então, ocupado por Titanic. James Cameron é o diretor dos dois filmes. A banda Foster The People lançava seu disco de estreia que tinha o grande hit “Pumped up kicks“.  


• Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconhece, por unanimidade, os direitos dos casais gays no Brasil e é permitida a união estável entre homossexuais.
 Criolo coloca o pop-rap “Não existe amor em SP” entre as músicas mais ouvidas nas rádios brasileiras. A  rede social Facebook ultrapassa o Orkut, rede social do Google, em número de usuários registrados no Brasil. Na música, começava a avalanche “Adele”, com seu primeiro grande hit, “Rolling in the deep”.

É realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2012, a Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Em 2012, Ana Cañas lança “Pra você guardei o amor”, parceria com Nando Reis, que chega aos primeiros lugares das paradas no Brasil. Em novembro, Barack Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos. Os Lumineers inauguravam a nova onda mundial de new folk e emplacavam o primeiro hit, “Ho hey”.



2013 A rede de televisão MTV Brasil encerrou suas operações. O Jota Quest firmava uma parceria com um dos mais importantes produtores da história da música pop, Nile Rodgers, na faixa “Mandou bem”. O Papa Bento XVI renuncia ao pontificado. O Daft Punk se unia ao Pharrel Williams e ao Nile Rodgers e lançava o mega hit “Get Lucky”.


2014 marcou a segunda Copa do Mundo realizada no Brasil. Assim como a primeira, terminou de forma desastrosa para os brasileiros com um inesquecível 7 a 1 para a Alemanha na semifinal. A Banda do Mar lançava seu disco de estreia. Um projeto liderado por Marcelo Camelo e sua esposa Mallu Magalhães. O Facebook anuncia a compra do WhatsApp por 16 bilhões de dólares. O Maroon 5 lança o quinto álbum, V, que tem um dos grandes hits da banda, “Animals”.


• Realizada a 87ª edição da cerimônia do Oscar 2015 tendo como o grande vencedor o filme Birdman. Tiago Iorc chegava no topo das paradas de sucesso com a música “Coisa linda”. Uma série de atentados terroristas ao jornal Charlie Hebdo, e a um mercado judaico em Paris. Foi o pior ataque terrorista na França desde a Segunda Guerra Mundial. O artista canadense The Weeknd se apresentava ao mundo com o hit “Can’t feel my face”.


Em março de 2016, Barack Obama faz uma visita histórica a Cuba. A mineira Roberta Campos chega ao topo das paradas no Brasil com “Minha felicidade”. Em referendo histórico, o Reino Unido decide sair da União Europeia. É o início do processo do Brexit. A parceria entre o mega produtor Mark Ronson e o hit maker Bruno Mars rende “Uptown funk”, uma das músicas mais tocadas no ano de 2016.


Ocorre a 89° cerimônia do Oscar em 2017 e Moonlight ganha o prêmio de melhor filme, após, em gafe histórica, o filme La La Land ser erroneamente anunciado como ganhador do prêmio. Projota surfava na onda hip hop que tomava conta do Brasil com a música “Ela só quer paz”. Donald Trump é o sucessor de Obama na presidência dos estados Unidos. “Shape of you” de Ed Sheeran se torna a música mais tocada deste ano no planeta.


A Gibson, tradicional e uma das mais conceituadas fabricantes de guitarras e outros instrumentos musicais, encerrou suas atividades em 2018 após 124 anos de sua fundação, por estar há meses enfrentando um endividamento milionário. O furacão Iza chegava às rádios brasileiras. Sua parceria com o ex vocalista do Rappa, Marcelo Falcão, rendeu o hit “Pesadão”. Pela primeira vez em 150 anos ocorreu um fenômeno raro na lua, a "Superlua Azul de Sangue".  Lady Gaga se unia ao ator Bradley Cooper para estrelar e musicar a refilmagem do clássico “Nasce uma estrela”. O resultado é o oscarizado “Shallow”.


Em 2019, chega ao fim o programa de Televisão da Rede Globo, Vídeo Show, após quase 36 anos na grade de programação. Armandinho emplaca “Amor vem cá”. O presidente Jair Bolsonaro assina o decreto que revoga o horário de verão no Brasil.  Lizzo conquista as paradas no mundo com sua voz potente e sua energia contagiante. O seu primeiro hit foi “Truth hurts”.


Em 11 de janeiro de 2020, a China reporta a primeira morte causada por Pneumonia viral causada pelo novo coronavírus. A cantora carioca Lorena Nunes aproveita a onda revival de Belchior no Brasil e regrava “Sujeito de sorte”, um dos grandes sucessos do cantor cearense. O ano termina com o mudo de joelhos perante o vírus da Covid, mas com uma esperança de vacina. Na música, Black Pumas, um músico de rua americano se destacou na cerimônia do Grammy com sua “Colors”.


2021 se tornou o ano da esperança. A vacina chegou para todas as nações e o fim da pandemia já pode ser projetado. O pop gaúcho revelou uma das bandas mais criativas do Brasil atualmente, a Dingo Bells. O single novo da banda é “Sinta-se em casa”. Bruno Mars emplaca outra parceria. Desta vez com Anderson Paak e Silk Sonic, e a estonteante “Leave the door open”.

 

** Escute todos esses sucessos na Playlist feita especialmente por Cagê Lisboa para Santho Aroma

leia também

Vinha em Flor: Uma explosão de energia

22 outubro 2021

Seu banho, seu ritual

15 outubro 2021

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.