11 de junho de 2021
O cheiro dele saindo do banho… O rastro de perfume dela ao se arrumar para sair… Tem cheiro do hotel e da lua de mel ou do vinho respirando sobre a mesa? Ou o cheiro da comida que preparam juntos? Sim, o amor passa pelo coração, por sentimentos, mas tem muito a ver com a memória olfativa.
Mas por quê?
Cada pessoa tem um cheiro único, como uma identidade olfativa, como parte do nosso DNA. É como uma impressão digital. Liberamos uma combinação única de substâncias pela pele e é esse cheiro, que pode parecer imperceptível, que atua no nosso inconsciente e nos avisa que a pessoa amada está por perto.
Nos humanos a percepção do cheiro de quem amamos aos poucos é menos explícita, mas também importante. Com a intimidade, vamos nos acostumando com o cheiro do parceiro e é esta combinação única que nos traz conforto, afeto e desejo.
De todas as substâncias exaladas pela nossa pele, o feromônio é a responsável pela atração, como se fosse o perfume da libido. A palavra feromônio deriva do grego e significa "aquilo que transmite excitação" e é justamente esse efeito que ele tem em seu parceiro.
Ao sentir o cheiro da pessoa amada, o seu cérebro recebe uma descarga elétrica que pode atingir o sistema límbico, o centro de prazer do cérebro, e despertar desejo.
Mas uma coisa é importante saber, os feromônios são ativados quando uma pessoa usa um perfume que combina com sua pele. O que explica em parte por que algumas fragrâncias caem tão bem com umas pessoas e nem tanto com outras. E você, já descobriu qual o perfume do seu amor?
leia também
Santho Aroma
Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.