04 de junho de 2021
Bem-estar, autocuidado e emoção. O que os especialistas projetam para o futuro da perfumaria e do marketing olfativo, já é a nossa realidade há 18 anos. Estudamos o passado e entendemos como as fragrâncias foram importantes ao longo da história da humanidade e é com este conhecimento que tomamos decisões que impactam o nosso negócio e a vida de cada uma das pessoas que fazem parte da Santho Aroma.
A perfumaria nos próximos anos deverá apresentar fragrâncias mais funcionais e propositadas. Luciana Reck, especialista em aromas, acredita que os perfumes estimulam um modo de viver mais positivo: “Considero um item essencial para garantir o bem-estar emocional e físico do consumidor”. Os "cheiros" cada vez mais fazem parte importante dos rituais de autocuidado e cuidados com o lar e o cenário aponta que as pessoas terão cada vez mais interesse por ambientes multissensoriais.
A união da perfumaria à inovação tecnológica é uma área com grande potencial de crescimento, inclusive, o uso de perfumes em robôs tende a humanizá-los. Recentemente, um dos CEO's do Zoom, plataforma que foi essencial durante a pandemia, declarou que a empresa estuda que, em breve, usará a inteligência artificial para criar um ambiente multissensorial nas videochamadas. A preocupação da empresa é se reinventar em um cenário em que 70% das pessoas demonstram interesse em continuar a trabalhar em home office a longo prazo e gostariam de dar mais atenção a sua qualidade de vida em casa. Os perfumes e fragrâncias de ambiente terão papel de destaque nesse processo.
A ideia de memória olfativa, que tanto falamos, também é tendência. Quando criamos um aroma, como o Encontro, por exemplo, buscamos uma conexão com um ambiente tenro e afetuoso, trazendo lembranças da infância na casa da avó e na mistura da maçã com a canela, misturada nos chazinhos ou na torta assada que exalam este perfume. Na Noruega, este trabalho de estimular a memória pelo olfato tem sido incorporada inclusive em escolas que já usam livros perfumados com o mecanismo "raspe e cheire" que permitem os estudantes conectarem odores e palavras.
Aliás, outra forte tendência, desta vez para o mercado da perfumaria, é algo que fazemos desde sempre. As pesquisas de marketing indicam que as empresas engajem o público explicando a inspiração por trás de um perfume, aproximando o criador e o cliente. Bom, isso a gente faz desde o nosso primeiro aroma, o Girassol que hoje é o Mosaico e que se estende até a nossa última criação, o Rosa do Mar, com Alecrim, lançado em 2020, ele traz notas de esperança e boas energias, perfeito para o mundo em que vivemos.
Para o mercado em geral, outra tendência que faz parte do nosso DNA: o marketing olfativo. Cada vez mais as empresas despertam para o efeito das fragrâncias em nossas emoções. O público espera que as empresas invistam em produtos que criem a atmosfera perfeita para cada momento. Inclusive, arquitetos e designers verão em um futuro próximo a aromatização de ambientes como um elemento fundamental para a criação de espaços que se adequem intimamente ao perfil dos ocupantes.
Depois de 18 anos estudando e projetando cenários perfumados, vamos seguir nossa jornada trazendo novidades antes mesmo de se tornarem tendências, pois acreditamos no que fazemos e em nossa forma de sentir a vida.
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Santho Aroma
Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.