Que cheiro tem a sua música preferida?

21 de maio de 2021

A memória olfativa tem o poder de nos transportar para lugares mágicos e momentos especiais. Assim também é a música, consegue nos emocionar e nos remeter a esses momentos. 

E a combinação de música e aroma funciona? O Jardim de Inverno é o aroma escolhido para a Identidade Olfativa da Clube FM em Canela. 

Convidamos os locutores Cagê Lisboa e Luciano Souza para fechar os olhos e sentir o Jardim de Inverno e pensar nas músicas que o aroma faz lembrar. Foi uma experiência e cada um deles, dentro do seu know how musical, escolheu músicas que mexem com a memória afetiva. Exatamente o que a gente espera quando o olfato e a emoção se encontram. 

Luciano Souza, é cantor profissional faz 30 anos. Vocalista da Jazz Cinnamon prestigiada banda de Jazz da região, há 5 anos é locutor da Clube FM. Ele respira e se dedica a música desde os 3 anos de idade, e acredita que sem música a vida não teria graça. Trabalhando todos os dias embalado pelas melhores trilhas sonoras e em um ambiente perfumado pelo Jardim de Inverno, Luciano se sente relaxado pelo aroma do estúdio e preparou uma playlist que poderíamos traduzir em uma pirâmide olfativa:

1)  Etta James - Purple Rain

Para as notas de saída, o cheirinho do pátio da querida “vó Dica” em Arroio do Meio.

 2)  Louis Armstrong - What a wonderful world

 As notas de meio trazem o relaxamento e a paz descritas pelo locutor.

 3)  Led Zeppelin - When the Levee Breaks

 As notas de saída são traduzidas por Luciano como  o “vaporzinho” que subia do gramado quando chovia e, nas palavras dele “eu me sentia doidoooooo”.

Carlos Eugênio Nunes Lisboa, o Cagê, tem mais de 30 anos de carreira. No comando do programa Clube Revival, o profissional já passou por grandes emissoras de de Porto Alegre como a saudosa Rádio Ipanema, Felusp, Pop Rock e Atlântida. Especialista em música, ele fez uma lista eclética e recheada de memórias afetivas:

1) Van Morrison, When the leaves come falling down

“Esse som fala do outono em Paris. Não conheço a capital francesa, mas pela letra deduzo que o clima seja muito parecido com o que temos aqui na serra gaúcha. A chegada do frio, as folhas nas calçadas, os dias mais curtos”.

 2)  Vitor Ramil, Ramilonga

 “O Vitor é pelotense, mas consegue retratar perfeitamente o clima frio e melancólico do inverno em Porto Alegre, cidade onde nasci e que levo no meu coração”.

 3)  Antonio Vivaldi, Inverno

 “Não é a mais popular das quatro estações de uma das obras mais brilhantes da música erudita, mas o gênio consegue te levar para um lugar frio assim que tu fecha os olhos e escuta a melodia”.

Você consegue por um aroma e uma trilha sonora para algum momento da sua vida? Conta pra gente lá nos comentários lá do Instagram!

leia também

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Como os aromas podem transformar espaços

05 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.