Marketing Olfativo x Identidade Olfativa

02 de abril de 2021

Existe uma diferença entre o Marketing olfativo e Identidade Olfativa. Enquanto o Marketing Olfativo realiza ações pontuais e de curta e média duração, com alteração de aromas, para fidelizar um produto, ou estimular a atenção em um ponto de venda, a Identidade Olfativa atua no lado contrário, criando um vínculo permanente com a marca.

Podemos usar o Marketing Olfativo de maneira bastante ampla, em produtos, material gráfico a ser distribuído no ponto de venda ou em ações de marketing direto, em anúncios publicitários em revistas, em gôndolas de supermercado, destacando uma marca ou categoria.Também pode ser aplicado na porta da loja ou, até mesmo, na loja toda, fazendo parte da ambientação e da experiência com a marca.

Essa ferramenta é totalmente assertiva, quando desenvolvida com planejamento e utilizando profissionais especializados para o desenvolvimento dos aromas que realmente tenham impacto no público-alvo.

Mas, não basta aplicar determinada essência que agrade, por exemplo, o olfato do dono de uma loja. Por trás da escolha de um cheiro, há uma série de fatores que devem ser levados em conta. Eles vão desde a mensagem que quer ser passada até as estratégias de vendas definidas.

Por exemplo, o aroma da camomila é muito confortante, mas não poderia ser aplicada em uma ação de vendas de carro. O cliente não estaria sendo estimulado a adquirir um veículo, pelo contrário, ele poderia estar pensando em ir para casa e descansar no sofá.

A Identidade Olfativa é o processo de desenvolvimento de uma fragrância para uma marca, formatando uma "aura" personalizada e única para a empresa ou produto, mas é também uma ferramenta do Marketing Olfativo, com intuito de estabelecer uma conexão sensorial com o cliente deixando a marca gravada na memória olfativa e na memória afetiva, fazendo com que o cliente lembre das experiências com a marca. 

leia também

Coloque seus sonhos em movimento

01 março 2024

Carnaval da Santho Aroma em clima de sustentabilidade

08 fevereiro 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.