Seu Jardim Interno

22 de janeiro de 2021

E se dentro de você houvesse um jardim, que cores ele teria? Quais seriam as principais flores que você cultivaria e que cheiro elas teriam?

Feche os olhos, permita-se desligar do mundo por alguns segundo e imagine:

No seu coração uma grande flor vermelha, poderia ser uma dália , uma camélia ou uma rosa de pétalas carmim. Na alma um buque de flores do campo, pequenas e delicadas. E na sua mente que flores teríamos? As mas singelas, as brancas e que transmitem paz e sabedoria.

No seu estômago estariam as ervas, os chás e os temperos. Sim, podemos ter também em um jardim os chás e as ervas. Ele ajudam na digestão, acalmam os momentos de angústia e podem ser como uma abraço em um dia de inverno.

Nas veias poderiam correr pequenas flores Estrellita, considerada a menor flor do mundo, pelo restante do corpo sementes. Pequenas, germinando e florescendo.

Direto do seu cérebro ramos de flores coloridas desceriam por todo o seu corpo para florir a vida e deixar tudo mais ameno.

Parece que estamos falando de ficção e que isso não é possível, mas se olharmos para o nosso interior como um grande jardim vamos entender que precisamos de cuidados, de água, de terra e de sol. Precisamos que um jardineiro faça a poda, plante espécies diversificadas e dedique um tempo ao cuidado de cada uma delas.

Pois é isso que devemos fazer para que o nosso jardim interno floresça. Precisamos dedicar tempo ao pensar, reservar espaço para o mudar e encontra uma forma de cuidar de cada aspecto do nosso eu.

Meditar, rezar, conversar. Cada pessoa tem uma forma de cuidar de si e cuidar do seu jardim interno.

O importante é que a gente entenda o processo do cuidar de si como parte primordial para cuidar do mundo e tornar o todo melhor para quem convive conosco. O cuidar de mim tem muito de cuidar de quem está ao nosso lado. O cuidar do meu jardim faz parte de cuidar da floresta e tornar o mundo um lugar melhor para viver.

Crie o hábito de regar as suas flores internas, sinta o aroma que elas exalam, ouça o que elas dizem. Porque como eu um jardim de verdade nossa alma tem voz, tem vida e tem um papel importantíssimo no resultado de cada passo que damos.

Reserve um momento para ficar em silêncio, faça o bem a alguém sem esperar nada em troca, ouça mais do que fale, peça ajuda e oferta a mão. Não é fácil, mas o autocuidado é um hábito e você cuidando de si, estando em sintonia consigo e com o seu jardim interno, vai estar automaticamente cuidando das pessoas que fazem parte da sua vida também.

Banhos relaxantes

Um bom livro

Uma caminhada

Oração

Ligar para um amigo

Filmes

Momentos a sós

Risadas

Música

Respirar profundamente

Convívio com os animais

Meditação

Existem vários caminhos para que você respeito, regue, cuide e floresça seu jardim interno. Tente, todos os dias, um passo de cada vez e veja as flores que você plantou crescerem dentro do seu coração.

Sinta a vida, sinta o outro, sinta o mundo. A vida é agora!!

leia também

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.