5 livros imperdíveis para 2021

18 de dezembro de 2020

Vem aqui, senta… Prepara um chá, ou você é mais do cafézinho? Não tem problema se for uma taça de vinho ou uma cervejinha gelada. Aproveite um momento pra você. O balanço da rede, os pés na areia ou apenas a grama do jardim. Pode ser no sofá, recebendo a brisa que vem da janela aberta. É quase verão! 

Por aqui demos muitas dicas para você se reconectar consigo mesmo, com a família, com a natureza e com o mundo, mas ainda tem mais. 

Aproveite para ler, e fazer uma viagem sem sair do lugar. Escolha o seu aroma preferido, crie um ambiente acolhedor e mergulhe no mundo dos livros. 

Para te inspirar nesse momento, reunimos cinco livros que vão te fazer refletir, rir, viajar e curtir o momento. Confira:

A Claridade lá Fora – Martha Medeiros

Escrito para se tornar um filme, o novo romance de Martha Medeiros é envolvente, rápido, cheio de detalhes e reflexões. A história de Lígia, uma "Tradutora. Poliglota. Intelectual. Apreciadora de vinhos. ­­Formada na Sorbonne. Avessa à novas tecnologias, moradora de um pequeno balneário, onde vive isolada com o marido, um professor universitário aposentado, em meio aos livros e filmes preferidos do casal”, conforme a sinopse é contada a partir do momento em que sua existência tranquila e alheia é perturbada subitamente e sua parceria com o marido Nuno é colocada em xeque.

 

“Colo, Por Favor! – Reflexões em Tempos de Pandemia” – Fabrício Carpinejar

Carpinejar é um poeta, transforma suas aparições públicas, seja nas redes sociais, nas entrevistas ou nos textos publicados, em um “consultório amoroso” e traduz sentimentos de maneira leve e bela. Durante o ano de 2020, o poeta que estava sempre cercado de pessoas e sentimentos, refletiu sobre a falta de toque imposta pelo isolamento social. Em “Colo, Por Favor! – Reflexões em Tempos de Pandemia”, Carpinejar experimenta “ser um apoio emocional, quase um remédio para a saúde mental de todos nós nestes tempos de pandemia – e em outros tempos também”.

 

O Avesso da Pele – Jéferson Tenório

Em um ano repleto de manifestações antirracistas, Jéferson Tenório se destaca com seu romance. O Avesso da Pele é uma obra ficcional, mas com personagens tão bem descritos, que se tornam quase reais aos olhos de quem lê. O livro conta a história de Pedro, que após a morte do pai, resolve refazer os caminhos da trajetória da sua família. Racismo, desigualdade, liberdade e redenção, este é um livro para refletir sobre temas tão atuais, mas também mergulhar em uma história muito bem narrada e construída, que levaram o autor a ganhar muitos prêmios e ser escolhido como o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.

 

21 Lições para o Século XXI - Yuval Noah Harari 

Do mesmo autor de Sapiens, em que Yuval Noah Harari mostra de onde viemos e Homo Deus, que aponta o caminho para onde vamos. Em  21 lições para o século 21 o autor fala do presente, guerras, pandemias, tecnologia e poluição. Como estamos construindo o mundo. Nada mais atual que questionar como nossa sociedade e nós, como indivíduos, podemos lidar com o mundo que criamos, será que ainda somos capazes de entendê-lo?

Voz ao Verbo - Allan Dias Castro

Para encerrar as dicas deste ano e para que você realmente encontre um tempo para autocuidado, leitura e relaxamento, porém pensando e absorvendo conhecimento da alma, sugerimos poesia. Sim, 2020 merece, precisa e grita por poesia. 

Allan Dias Castro é de uma tradicional família de advogados e todos esperavam que ele seguisse os mesmos passos do pai, mas ele resolveu literalmente escrever uma história diferente para si. Após se mudar para o Rio de Janeiro o autor criou em 2016 o Voz ao Verbo, um projeto de vídeos de poesia falada que foi um estrondoso sucesso. Na sua segunda obra, que leva o título da série de vídeos, Allan escreve para “todos aqueles que desejam calar o medo, ouvir a si mesmos e descobrir seu modo de se colocar no mundo”.

"A gente acha que nunca mais vai ser feliz, 

mas a solidão não é ponto final. 

Deixe o tempo transformar

O nunca mais em por enquanto.

Só você sabe o que sentiu,

Então só você pode transformar esse vazio

Numa página em branco."

leia também

Aromas do Mundo: Uma Viagem Perfumada

12 abril 2024

Como os aromas podem transformar espaços

05 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.