5 livros imperdíveis para 2021

18 de dezembro de 2020

Vem aqui, senta… Prepara um chá, ou você é mais do cafézinho? Não tem problema se for uma taça de vinho ou uma cervejinha gelada. Aproveite um momento pra você. O balanço da rede, os pés na areia ou apenas a grama do jardim. Pode ser no sofá, recebendo a brisa que vem da janela aberta. É quase verão! 

Por aqui demos muitas dicas para você se reconectar consigo mesmo, com a família, com a natureza e com o mundo, mas ainda tem mais. 

Aproveite para ler, e fazer uma viagem sem sair do lugar. Escolha o seu aroma preferido, crie um ambiente acolhedor e mergulhe no mundo dos livros. 

Para te inspirar nesse momento, reunimos cinco livros que vão te fazer refletir, rir, viajar e curtir o momento. Confira:

A Claridade lá Fora – Martha Medeiros

Escrito para se tornar um filme, o novo romance de Martha Medeiros é envolvente, rápido, cheio de detalhes e reflexões. A história de Lígia, uma "Tradutora. Poliglota. Intelectual. Apreciadora de vinhos. ­­Formada na Sorbonne. Avessa à novas tecnologias, moradora de um pequeno balneário, onde vive isolada com o marido, um professor universitário aposentado, em meio aos livros e filmes preferidos do casal”, conforme a sinopse é contada a partir do momento em que sua existência tranquila e alheia é perturbada subitamente e sua parceria com o marido Nuno é colocada em xeque.

 

“Colo, Por Favor! – Reflexões em Tempos de Pandemia” – Fabrício Carpinejar

Carpinejar é um poeta, transforma suas aparições públicas, seja nas redes sociais, nas entrevistas ou nos textos publicados, em um “consultório amoroso” e traduz sentimentos de maneira leve e bela. Durante o ano de 2020, o poeta que estava sempre cercado de pessoas e sentimentos, refletiu sobre a falta de toque imposta pelo isolamento social. Em “Colo, Por Favor! – Reflexões em Tempos de Pandemia”, Carpinejar experimenta “ser um apoio emocional, quase um remédio para a saúde mental de todos nós nestes tempos de pandemia – e em outros tempos também”.

 

O Avesso da Pele – Jéferson Tenório

Em um ano repleto de manifestações antirracistas, Jéferson Tenório se destaca com seu romance. O Avesso da Pele é uma obra ficcional, mas com personagens tão bem descritos, que se tornam quase reais aos olhos de quem lê. O livro conta a história de Pedro, que após a morte do pai, resolve refazer os caminhos da trajetória da sua família. Racismo, desigualdade, liberdade e redenção, este é um livro para refletir sobre temas tão atuais, mas também mergulhar em uma história muito bem narrada e construída, que levaram o autor a ganhar muitos prêmios e ser escolhido como o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.

 

21 Lições para o Século XXI - Yuval Noah Harari 

Do mesmo autor de Sapiens, em que Yuval Noah Harari mostra de onde viemos e Homo Deus, que aponta o caminho para onde vamos. Em  21 lições para o século 21 o autor fala do presente, guerras, pandemias, tecnologia e poluição. Como estamos construindo o mundo. Nada mais atual que questionar como nossa sociedade e nós, como indivíduos, podemos lidar com o mundo que criamos, será que ainda somos capazes de entendê-lo?

Voz ao Verbo - Allan Dias Castro

Para encerrar as dicas deste ano e para que você realmente encontre um tempo para autocuidado, leitura e relaxamento, porém pensando e absorvendo conhecimento da alma, sugerimos poesia. Sim, 2020 merece, precisa e grita por poesia. 

Allan Dias Castro é de uma tradicional família de advogados e todos esperavam que ele seguisse os mesmos passos do pai, mas ele resolveu literalmente escrever uma história diferente para si. Após se mudar para o Rio de Janeiro o autor criou em 2016 o Voz ao Verbo, um projeto de vídeos de poesia falada que foi um estrondoso sucesso. Na sua segunda obra, que leva o título da série de vídeos, Allan escreve para “todos aqueles que desejam calar o medo, ouvir a si mesmos e descobrir seu modo de se colocar no mundo”.

"A gente acha que nunca mais vai ser feliz, 

mas a solidão não é ponto final. 

Deixe o tempo transformar

O nunca mais em por enquanto.

Só você sabe o que sentiu,

Então só você pode transformar esse vazio

Numa página em branco."

leia também

Que cheiro é esse que os livros exalam?

05 março 2021

O sentir e a vida

26 fevereiro 2021

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.