04 de dezembro de 2020
Não cansamos de falar neste assunto, mas por que o Marketing Olfativo é tão importante para a Santho Aroma? Vamos lá, a gente trabalha com aroma, certo? Mas o aroma está ligado ao olfato e o olfato ligado à diversas outras ferramentas do marketing, que juntas formam a experiência vivida por alguém que interage com a sua marca. O cliente quando procura uma marca ele, inconscientemente, procura pela experiência que esta marca vai proporcionar. Quer um exemplo clássico? Que menina nunca sonhou com uma Melissa nova? E, hoje, depois de adulta ao sentir o cheirinho de chiclete que sandália tem volta no tempo e volta também a ser criança?
Pois essa memória afetiva é trabalho do Marketing Olfativo. Voltar no tempo e buscar na memória os momentos mais marcantes da vida da gente faz parte do poder e influência que o olfato tem.
Por isso evidenciamos o Marketing Olfativo como parte do trabalho de comunicação de uma marca, fazendo com que o cliente interaja, permaneça mais tempo na empresa, compre mais e que guarde uma memória afetiva sobre a experiência vivida.
Mas, que empresas podem usar o Marketing Olfativo? Qualquer marca, de qualquer segmento podem utilizar esta poderosa ferramenta, escolhendo um aroma exclusivo, um aroma que combine com o ambiente, com o produto e com o nicho que a marca trabalha.
Rede Laghetto de Hotéis
O Natal em Gramado é uma experiência, luzes, decoração, o clima e a viagem em si, que envolve preparação, sonho e família. Para surpreender e envolver os clientes, a Rede Laghetto de Hotéis preparou uma série de momentos especiais para seus hóspedes. O primeiro impacto é certamente a decoração externa do hotel com luzes, árvores, bolas e ursos, que, ao se aproximar exalam um aroma. Mas, a experiência vai além, todos os hotéis da rede em Gramado e Canela foram aromatizados com o "Cheiro de Natal" da Santho Aroma, e o hóspede ao entrar naquele hotel e no apartamento, especialmente, é envolvido pelo clima e pelo cheiro de natal.
Ortodontista Cátia Godoi
Para a ortodontista Cátia Godoi, 2020 foi sinônimo de mudança, não só de endereço, para uma sala com janelas que atendam às novas normas, mas de paradigmas. A profissional, que atende crianças e adultos, preparou uma série de ações que desmistificam a clínica odontológica e minimizam o medo e o receio que as pessoas costumam ter ao ir ao dentista. A primeira iniciativa a ser tomada? Escolha de um aroma e a incorporação do Marketing Olfativo ao seu trabalho. Nada de cheiro de clínica, o Sublime perfuma o ambiente, tranquiliza e eleva o sentimento de relaxamento que o cliente precisa ao entrar no Espaço de Especialidades Odontológicas Cátia Godoi.
Rossi & Zorzanello - Evento Festuris
Se os eventos foram prejudicados pelas medidas de isolamento social, o Festuris se adequou, remodelou e não deixou de acontecer em 2020. O espaço Luxury, que reúne marcas de luxo, mercado que está aquecido, também optou por complementar as ações de marketing e incorporar o Marketing Olfativo ao conceito. O Voyage, uma fragrância pensada exclusivamente para o evento, envolveu aqueles que frequentaram o Espaço Luxury em um momento elegante de conforto e acolhimento.
A empresa Rossi & Zorzanello tem uma parceria com a Santho Aroma há muitos anos e o Marketing Olfativo é uma ferramenta muito importante para que a experiência como um todo seja vivida pelas empresas que todos os anos participam do evento.
Para a Santho Aroma proporcionar um complemento para a experiência completa para o maior evento do trade turístico da América Latina é mais do que um trabalho, é uma forma de mostrar o quanto o olfato e o aroma fazem com que uma marca, seja ela qual for, seja fixada na mente do consumidor. A escolha do evento foi o Voyage, que remete ao universo das viagens pelo mundo.
Casamento de Chris e Oséas
E quando você for casar, o que quer guardar na memória? Que momentos mágicos quer lembrar futuramente? Pensando nisso a concierge Chris Carpes optou por explorar os cinco sentidos, para uma experiência completa dos convidados e amigos. Além da decoração, buffet, uma música especial para cada momento, local e a escolha de um deslumbrante vestido de noiva, escolher um aroma que marcasse este momento mágico foi a opção para explorar a memória olfativa e marcar o seu casamento para sempre.
O aroma de baunilha e especiarias envolveu o local, os ambientes e também marcou a vida dos convidados que fizeram parte do momento mais especial da Chris e do Oséas, que casaram em 2011.
Parador Hampel
E o que dizer de um complexo como o Parador Hampel que une história, gastronomia, natureza e experiência em um lugar centenário em São Francisco de Paula. O renomado Chef Marcos Livi comanda o lugar que deixa os frequentadores encantados a cada visita. Mas, como tornar a experiência ainda mais eficaz? Todos os sentidos são trabalhados no Parador Hampel:
A Visão se expande quando você enxerga a natureza exuberante, o cuidado em cada detalhe e o amor na preservação do lugar.
A audição pode ser aguçada e o canto dos pássaros pode fazer o seu dia ser completamente outro, basta permitir-se.
Tato? Você pode pegar na mão as flores, pode sentir o vento e pode também deixar-se envolver por tudo o que cerca o espaço.
O Paladar é altamente explorado em todas as experiências gastronômicas oferecidas pelo Parador Hampel e pelo Chef Marcos Livi. Café da manhã de interior, almoço temático e o mais inovador churrasco é servido de forma totalmente diferente, desde o sabor até a forma de servir.
E, o Olfato? Claro que os cheiros têm um papel importante em tudo isso, tem o cheiro das flores, dos temperos e o cheiro da história contada em cada recanto do lugar. Mas, a Santho Aroma chega para potencializar tudo isso com dois aromas específicos: O Jardim de Inverno, que lembra um abraço afetuoso e cheio de afeto será usado nos apartamentos e roupa de cama e o Ervas Finas, aroma cheio de especiarias será usado nas áreas comuns.
Giverny
Giverny, uma loja de sapatos femininos? Não apenas, uma fachada imponente e instagramável é o novo ponto turístico de Gramado. A Ginervy apostou no conceito temático da cidade francesa onde morou Claude Monet para chegar de forma diferente em Gramado. Mas, não foi só na temática que a marca apostou, a empresa buscou também na Santho Aroma aprimorar o conceito de marketing e incorporou o Marketing Olfativo deixando a experiência completa.
Mas, qualquer marca e empresa pode ter uma assinatura olfativa? A resposta é SIM. Qualquer tipo de negócio, qualquer nicho e empresas de qualquer tamanho devem usar a memória olfativa para marcar os momentos mágicos na mente dos seus consumidores.
Salão de Beleza
Hotéis
Livrarias
Consultórios
Incorporadoras
Boutiques
Eventos Corporativos
Eventos Sociais (casamentos, festas de aniversário, 15 anos, formaturas)
Spas
Parques Temáticos
leia também
Santho Aroma
Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.