O Poder das Ervas, por Marko Culau

30 de outubro de 2020

Já falamos muito sobre olfato e paladar aqui no blog e também nas nossas redes sociais. Fizemos um teste cego, trouxemos receitas exclusivas e agora é a vez de conversar com o Chef Marko Culau, especialista em ervas aromáticas. 

Queremos saber um pouco mais sobre a tua história e sobre como começou o interesse pela gastronomia.

Sou natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul e tenho 33 anos. Iniciei minha carreira dentro da gastronomia durante a faculdade de administração, após conhecer um chef de cozinha que foi meu primeiro mentor em um bistrô bastante intimista na cidade de Garibaldi. Com isso, já comecei a me apaixonar por ervas e pelos aromas lindos e complexos.

Sabemos que você tem um carinho especial pelas ervas. Como começou esta relação?

Com a experiência na cozinha alcei voos mais altos e assumi a montagem do primeiro restaurante com cardápio voltado para o comfort food e nesse mesmo período comecei a aprender cada vez mais sobre os alimentos orgânicos e ervas aromáticas. Começou ali minha paixão pelas ervas, temperos e chás e fiz minha primeira horta.

Passei a fazer parte da aliança de cozinheiros Slowfood e tive uma participação no encontro ampliado da rede Ecovida em Erechim, aprimorando técnicas e usos de insumos. A gama de possibilidades cresceu exponencialmente, e a convite do Chef Rodrigo Bellora,  integrei a equipe do Hotel Wood em gramado como Chef Residente e pude fazer um lindo estágio, complementando os conhecimentos e usos de insumos das mais diversas formas. 

A Família Olfativa Aromática é composta por ervas também utilizadas na gastronomia. Como o Alecrim influencia e inspira sua vida no dia a dia?

No começo de 2020 passei a desenvolver minha linha de chás orgânicos com intuito de ajudar o dia a dia das pessoas. Usando ervas pouco convencionais, mas com vasto poder de auxiliar a saúde e levar calor e um carinho para quem toma esses chás, criei a Alquimia da Terra, que preza pelo aroma, sabor e respeito às plantas. E com este estudo descobri o Alecrim, que entrou em minha vida após uma leitura, onde aprendi a possibilidade de usá-lo caramelizando  junto com laranja. Essa experiência abriu novos olhares para o uso do Alecrim. Uso em chás, infusões e temperos e acredito no poder que a erva tem para ajudar na inspiração e na concentração, e ainda estabelece uma atmosfera de cura do corpo e da alma.

 

O Alecrim é uma erva utilizada há muitos anos na gastronomia e medicina. Quais são os seus preparos preferidos com esta erva?

Sou apaixonado pelas notas de defumação que o alecrim permite durante sua queima, defumando os alimentos como carne, legumes ou até mesmo queijos. O Alecrim é muito versátil e na defumação de carnes, frutas, legumes e pode ser usado até sais aromatizados. 

 

Além da gastronomia, que outros usos você dá para o alecrim?

Utilizo o alecrim para chás, pois ele contém o ácido carnósico que auxilia na diminuição do estresse diário, além de ter propriedades antioxidantes essenciais para o sistema nervoso, ele ajuda a amenizar a estafa mental. O alecrim também é uma erva amiga das mulheres aliviando cólicas durante o período menstrual”. 

 

Algumas Dicas do Chef para o uso do Alecrim:

Já provou azeite aromatizado com Alecrim? É fácil de fazer e o sabor é incrível. Testei por muitas vezes o uso de azeites aromatizados com alecrim e seu sabor singular. Coloque um ramo de alecrim em azeite de oliva e deixe por alguns dias em local abrigado da luz, ele irá permear com seus óleos essenciais o azeite de oliva, permitindo um tempero extra para salada, ou até mesmo para uso em pães e bruschetas. 

Outra dica é colocar alguns galhos de alecrim ao final do churrasco sobre as brasas. A defumação de carne ou frango será uma experiência ímpar.

Plante Alecrim na entrada na casa como proteção das pessoas e animais que ali vivem. 

Já para quem tem problemas com pesadelos constantes ou sono conturbado, a dica é colocar um raminho de alecrim sob o travesseiro. Ele ajudará a proteger os seus sonhos e sono.

 
O Pulo do Gato, aquela dica que é mais do que preciosa?

Borrifar alecrim com álcool, uma receita simples e muito eficiente.

Coloque 4 ramos de alecrim em uma garrafa de borrifar, encha com álcool e guarde por 3 dias.

Pode borrifar na casa toda, debaixo de camas, colchão, sofá, cortinas, tapetes, limpar cozinha, borrifar atrás de portas, exceto no fogo e nas tomadas de energia elétrica.

O alecrim com o álcool transmuta energias, limpa, desinfeta, espanta maus espíritos e cria uma camada de proteção energética.

leia também

Coloque seus sonhos em movimento

01 março 2024

Carnaval da Santho Aroma em clima de sustentabilidade

08 fevereiro 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.