O Poder das Ervas, por Marko Culau

30 de outubro de 2020

Já falamos muito sobre olfato e paladar aqui no blog e também nas nossas redes sociais. Fizemos um teste cego, trouxemos receitas exclusivas e agora é a vez de conversar com o Chef Marko Culau, especialista em ervas aromáticas. 

Queremos saber um pouco mais sobre a tua história e sobre como começou o interesse pela gastronomia.

Sou natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul e tenho 33 anos. Iniciei minha carreira dentro da gastronomia durante a faculdade de administração, após conhecer um chef de cozinha que foi meu primeiro mentor em um bistrô bastante intimista na cidade de Garibaldi. Com isso, já comecei a me apaixonar por ervas e pelos aromas lindos e complexos.

Sabemos que você tem um carinho especial pelas ervas. Como começou esta relação?

Com a experiência na cozinha alcei voos mais altos e assumi a montagem do primeiro restaurante com cardápio voltado para o comfort food e nesse mesmo período comecei a aprender cada vez mais sobre os alimentos orgânicos e ervas aromáticas. Começou ali minha paixão pelas ervas, temperos e chás e fiz minha primeira horta.

Passei a fazer parte da aliança de cozinheiros Slowfood e tive uma participação no encontro ampliado da rede Ecovida em Erechim, aprimorando técnicas e usos de insumos. A gama de possibilidades cresceu exponencialmente, e a convite do Chef Rodrigo Bellora,  integrei a equipe do Hotel Wood em gramado como Chef Residente e pude fazer um lindo estágio, complementando os conhecimentos e usos de insumos das mais diversas formas. 

A Família Olfativa Aromática é composta por ervas também utilizadas na gastronomia. Como o Alecrim influencia e inspira sua vida no dia a dia?

No começo de 2020 passei a desenvolver minha linha de chás orgânicos com intuito de ajudar o dia a dia das pessoas. Usando ervas pouco convencionais, mas com vasto poder de auxiliar a saúde e levar calor e um carinho para quem toma esses chás, criei a Alquimia da Terra, que preza pelo aroma, sabor e respeito às plantas. E com este estudo descobri o Alecrim, que entrou em minha vida após uma leitura, onde aprendi a possibilidade de usá-lo caramelizando  junto com laranja. Essa experiência abriu novos olhares para o uso do Alecrim. Uso em chás, infusões e temperos e acredito no poder que a erva tem para ajudar na inspiração e na concentração, e ainda estabelece uma atmosfera de cura do corpo e da alma.

 

O Alecrim é uma erva utilizada há muitos anos na gastronomia e medicina. Quais são os seus preparos preferidos com esta erva?

Sou apaixonado pelas notas de defumação que o alecrim permite durante sua queima, defumando os alimentos como carne, legumes ou até mesmo queijos. O Alecrim é muito versátil e na defumação de carnes, frutas, legumes e pode ser usado até sais aromatizados. 

 

Além da gastronomia, que outros usos você dá para o alecrim?

Utilizo o alecrim para chás, pois ele contém o ácido carnósico que auxilia na diminuição do estresse diário, além de ter propriedades antioxidantes essenciais para o sistema nervoso, ele ajuda a amenizar a estafa mental. O alecrim também é uma erva amiga das mulheres aliviando cólicas durante o período menstrual”. 

 

Algumas Dicas do Chef para o uso do Alecrim:

Já provou azeite aromatizado com Alecrim? É fácil de fazer e o sabor é incrível. Testei por muitas vezes o uso de azeites aromatizados com alecrim e seu sabor singular. Coloque um ramo de alecrim em azeite de oliva e deixe por alguns dias em local abrigado da luz, ele irá permear com seus óleos essenciais o azeite de oliva, permitindo um tempero extra para salada, ou até mesmo para uso em pães e bruschetas. 

Outra dica é colocar alguns galhos de alecrim ao final do churrasco sobre as brasas. A defumação de carne ou frango será uma experiência ímpar.

Plante Alecrim na entrada na casa como proteção das pessoas e animais que ali vivem. 

Já para quem tem problemas com pesadelos constantes ou sono conturbado, a dica é colocar um raminho de alecrim sob o travesseiro. Ele ajudará a proteger os seus sonhos e sono.

 
O Pulo do Gato, aquela dica que é mais do que preciosa?

Borrifar alecrim com álcool, uma receita simples e muito eficiente.

Coloque 4 ramos de alecrim em uma garrafa de borrifar, encha com álcool e guarde por 3 dias.

Pode borrifar na casa toda, debaixo de camas, colchão, sofá, cortinas, tapetes, limpar cozinha, borrifar atrás de portas, exceto no fogo e nas tomadas de energia elétrica.

O alecrim com o álcool transmuta energias, limpa, desinfeta, espanta maus espíritos e cria uma camada de proteção energética.

leia também

Amore: um tributo ao amor sem limites

26 abril 2024

Que perfume tem a maternidade?

19 abril 2024

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.