Olfato e paladar: desperte os sentidos com o alecrim

09 de outubro de 2020

Você sabia que ao tomar um simples cafezinho, mais de 1.500 estruturas químicas diferentes são liberadas na sua boca. Degustar uma bebida ou um prato, vai muito além do seu sabor, sentimos o gosto das coisas pelo olfato, os receptores localizados na cavidade retronasal identificam os compostos voláteis dos alimentos e enviam a mensagem para o cérebro, que faz a distinção entre os sabores. Esta ligação fica ainda mais forte quando somos desafiados a provar coisas novas. 

Até o dia 12 de outubro, a nossa cidade será perfumada pelo aroma das panelas. Ao longo destes dias acontece o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que com o tema “Do produtor à mesa”, festeja os ingredientes locais, levando o que é cultivado no município para a cozinha de 28 restaurantes da cidade. A história da colonização alemã, italiana e portuguesa, que proporciona mesas fartas e sabores variados, vai desafiar turistas e moradores a despertarem seus cinco sentidos durante o Festival.

Para celebrar este evento, e levar até você um pouco desta experiência, vamos compartilhar uma receita da família Santho Aroma. O principal ingrediente  é uma erva aromática que você pode encontrar na horta de casa: muito usado na gastronomia o Alecrim aromatiza carnes, peixes e saladas, mas combina também com batatas, marinadas, geleias e assados. O alecrim é excelente para o preparo de vinagres e óleos.


Mas não é só na comida que o Alecrim é usado, por conter propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, o alecrim serve para auxiliar na digestão dos alimentos e no tratamento de dor de cabeça, depressão e ansiedade, para dar alguns exemplos. 

Mas, o que tem a ver uma receita com aromas? Pois o olfato está diretamente ligado ao paladar. E, o Alecrim é usado também na perfumaria e seu óleo essencial é encontrado em eau de toilettes masculinas e em produtos cosméticos.  

Vamos então juntar estes dois sentidos? O olfato e o paladar? Nada melhor do que experimentar uma iguaria italiana: a Focaccia, que é um pão achatado e macio que vai te deixar com água na boca. Permita-se entrar na cozinha, separe os ingredientes, sinta os aromas de cada etapa da receita abaixo e deixe o olfato e o paladar mudar o seu dia. Bom Apetite!!

 

Ingredientes

Um copo americano de água

1 colher de chá de sal

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 dente de alho amassado

1 e ½ colher de chá de Alecrim fresco

3 copos americanos de farinha de trigo

2 colheres de chá de fermento biológico seco

 

Cobertura

1 ½ colher de sopa de azeite de oliva

Flor de sal - a gosto

Alecrim - a gosto

 

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes, exceto da cobertura, em um bowl até que obtenha uma massa consistente e uniforme.
Deixe a massa descansar por uma hora. A massa deve pelo menos dobrar de tamanho.

Abra a massa em uma assadeira untada e faça furo com os dedos.

Espalhe azeite de oliva, flor de sal e o Alecrim fresco.

Coloque no forno pré aquecido a 200 graus para assar por 20 ou 30min.

 

Faça em casa esta receita, permita-se deixar levar pelo olfato, pelo aroma, pelo sabor de cada ingrediente. Descubra os benefícios do alecrim e nos conte essa experiência depois. 

 

leia também

Que cheiro o Natal tem?

26 novembro 2020

Natal com afeto - Cheirinhos de Natal

20 novembro 2020

Santho Aroma

Somos uma boutique de aromas com sede em Gramado, na Serra Gaúcha. Desenvolvemos perfumes capazes de transformar ambientes e sentimentos. Através de nossas criações buscamos proporcionar experiências sensoriais inesquecíveis.